Opinião

A escola pós-Covid

22 mai 2020 12:58

Há escolas que estão a disponibilizar tablets aos alunos que não dispõem de material informático e outras que têm disponibilizado os materiais de trabalho em papel aos pais que não têm possibilidades de os imprimir em casa.

O isolamento a que fomos forçados nos dias de hoje pela ameaça real da Covid-19 terá, para além do ainda incalculável impacto na economia, profundas implicações sociais, nomeadamente na forma como nos organizamos como sociedade.

Na escola as mudanças têm sido brutais.

Mas um dos grandes entraves à implementação de algumas das adaptações na Educação durante esta fase e à transformação na forma como a escola pode estar presente em casa junto de crianças, jovens e respetivas famílias é a desigualdade de acesso.

Esta desigualdade resulta do facto de haver famílias sem acesso a computador, bem como a falta de acesso à internet para manter o contacto com a escola e com os professores.

Recorde-se que mais de 5% dos agregados familiares com filhos até aos 15 anos não têm acesso à internet em casa, segundo o INE.

Para ultrapassar estas dificuldades, as escolas têm optado por soluções muito diferentes.

Há escolas que estão a disponibilizar tablets aos alunos que não dispõem de material informático e outras que têm disponibilizado os materiais de trabalho em papel aos pais que não têm possibilidades de os imprimir em casa.

Há ainda a desigualdade na capacidade das escolas se adaptarem a estes novos tempos.

Algumas escolas para as quais o recurso a plataformas complementares ao ensino presencial já era uma realidade e que por essa razão estão em vantagem face às escolas e aos docentes que se têm agora e rapidamente de adaptar para rentabilizar o tempo em que crianças, jovens e professores têm, por força das circunstâncias, de estar em casa por várias semanas.

De todas as consequências que esta pandemia terá, importa olhar para as poucas que sejam positivas e que nos ajudem a fazer mudanças que ainda estavam longe de acontecer.

Uma delas é na escola.

Que possamos retirar o efeito útil de garantirmos que em todas as escolas, seja em que circunstâncias for, o recurso às novas tecnologias e a capacitação de todos aqueles que fazem parte da comunidade escolar são garantidos em condições de maior equidade, tornando-nos desta forma mais resilientes.

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990