Opinião

A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica

30 mar 2024 10:34

Se vive em Leiria, Porto de Mós, Batalha ou Caldas Rainha esteja atento quando surgir alguma iniciativa com o “carimbo” AptCVC

A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), da qual o Centro do Património da Estremadura (CEPAE) é membro honorário, nasceu em 2018 e tem cerca de 30 municípios associados. Entre os 14 municípios fundadores constam Batalha e Caldas Rainha. Dois anos depois, Porto de Mós e Leiria também se associaram.

A AptCVC tem como primordial objetivo unir os principais centros cerâmicos do País. Contudo, a missão é muito mais lata. Esta passa pela promoção e incentivo ao desenvolvimento económico, turístico e patrimonial dos territórios “com larga expressão de cerâmica, abrangido pelos municípios membros”.

Esta aproximação de ideias e união territorial permite reforçar a identidade cultural e preservação da memória coletiva. Esta associação, além de promover um conjunto de atividades relacionadas com a cerâmica nacional como é exemplo o primeiro Congresso Nacional e Mostra das Cidades e Vilas de Cerâmica, que teve lugar em Aveiro, no dia 20 de Janeiro de 2024, consegue contactos com diversas instituições nacionais e internacionais, com realce para a Europa, que possibilitam conjugar diversas sinergias entre municípios de diversos países, tendo em conta que a AptCVC integra o Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmica (AEuCC) que engloba mais de 120 cidades em sete países europeus: Alemanha; Espanha; França; Itália; Portugal; República Checa e Roménia.

Entre as muitas iniciativas internacionais, existe o projeto “Bom Dia Cerâmica” que consiste em desenvolver atividades nos diversos concelhos de forma a promover o intercâmbio e a cooperação no domínio da arte e do artesanato cerâmico.

Por isso, se vive em Leiria, Porto de Mós, Batalha ou Caldas Rainha esteja atento quando surgir alguma iniciativa com o “carimbo” AptCVC. Visite, participe e ajude a promover a identidade cerâmica da nossa região…