Saúde

XVI Encontro de Enfermagem do CHL desafia à reflexão sobre “Novos Rumos para Novos Desafios”

5 out 2022 16:22

Evento decorre no auditório do Hospital de Santo André, nos dias 13 e 14 de Outubro  

xvi-encontro-de-enfermagem-do-chl-desafia-a-reflexao-sobre-novos-rumos-para-novos-desafios

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) dinamiza o seu XVI Encontro de Enfermagem, que desafia os participantes a reflectir sobre Novos Rumos para Novos Desafios, nos próximos dias 13 e 14 de outubro, no auditório do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.

"É com enorme satisfação que reiniciamos os eventos científicos com a presença de pessoas após o interregno de dois anos. O sucesso obtido nos eventos anteriores impôs-se como garante da pertinência e da necessidade de continuidade", refere a enfermeira Isabel Moreira, membro da comissão organizadora da iniciativa, citada numa nota de imprensa.

Segundo a enfermeira, todos os anos é elaborado "um programa que se pretende aliciante, actual e que corresponda às solicitações dos enfermeiros, às necessidades reais e segurança de utentes, assim como à política do SNS".

"E é nesta perspectiva e numa dinâmica de confiança, experiência, interatividade e persistência que assumimos o compromisso de realização de mais um encontro", acrescenta Isabel Moreira.

O primeiro dia do evento inicia com comunicações livres, pelas 9 horas, e às 11 horas, tem lugar o primeiro debate intitulado Cuidar de quem cuida, com os seguintes temas: Saúde mental dos enfermeiros, Gestão da felicidade organizacional, Actividade física?! Caminho para o bem-estar dos enfermeiros?, E os nossos filhos?.

No período da tarde destaca-se a discussão com o mote Novos desafios na gestão de pessoas em enfermagem, em que serão apresentadas as duas temáticas O que motiva as novas gerações de profissionais? e As novas abordagens na motivação de profissionais.

No dia 14 de Outubro, a partir das 11 horas, depois de mais um momento de comunicações livres (entre as 9 e as 10 horas), é tempo de reflectir sobre Investigação em Enfermagem, com ênfase em três perspectivas: Como desenvolver a Investigação em Enfermagem num Centro Hospitalar, Evidenciar e valorizar a produção científica realizada no CHL e Linhas de investigação em Enfermagem – da definição à implementação.

Às 14 horas inicia-se o último painel de intervenções, baseado no tema Novas e diferentes formas de intervenção, em que se abordam as Perspectivas de futuro para a telessaúde em Portugal, Cuidados Paliativos no domicílio – uma possibilidade em Pediatria?, Redes sociais como forma de promoção da literacia e Saúde no feminino – promoção da literacia no Instagram.

No âmbito deste encontro de enfermagem, decorrem cinco workshops nos três hospitais do CHL, entre os dias 10 de Outubro e 30 de Novembro, que abrangem os temas Descomplicar a CIPE, Abordagem multidisciplinar do doente com disfagia,Ventilação não invasiva, Abordagem multidisciplinar do doente com ferida e Comunicação suportada para doentes com afasia.

Os interessados poderão consultar o programa e mais informações sobre o XVI Encontro de Enfermagem do CHL no site da instituição.