Viver

Whales surpreendem na Áustria com concerto gravado em antigo centro comercial de Leiria

14 set 2020 17:29

Os Whales trabalham actualmente em material novo.

whales-surpreendem-na-austria-com-concerto-gravado-em-antigo-centro-comercial-de-leiria
A banda lançou em 2018 o primeiro disco de originais
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

Os Whales foram a única banda portuguesa presente no Waves Festival, de Viena, na Áustria, onde receberam elogios pela música e pela gravação feita no topo de um antigo centro comercial de Leiria.

Em Agosto, a banda de música electrónica tocou na cobertura de um antigo centro comercial da cidade, as Galerias Alcrima. A produção de luz, som e imagem foi exibida a 12 de Setembro no festival Waves, de Viena, na Áustria, evento que congregou online centenas de profissionais da indústria musical europeia.

Em regime showcase virtual, mostraram-se no festival cerca de 70 novos talentos musicais de duas dezenas de países europeus.

Segundo a editora Omnichord Records, que representa os Whales, mais de duas mil pessoas - muitas delas ligadas à indústria da música - assistiram ao concerto da banda de Leiria.

“A reacção foi muito interessante, tendo nós recebido alguns contactos com elogios e interesse em seguir os próximos passos dos Whales para tentar fazer algo num futuro possível, visto que atualmente a circulação e digressão internacional está dependente da evolução da pandemia”, disse à agência Lusa o responsável pela Omnichord.

Ainda de acordo com Hugo Ferreira, a organização do Waves Festival deixou “um rasgado elogio” ao arrojo do vídeo apresentado, gravado no topo daquele que foi o primeiro centro comercial instalado em Leiria, hoje desactivado, numa escolha feita com um propósito: “Filmámos num período em que a própria cidade estava também semi-deserta e confinada”.

Um dos elementos da banda, Vasco Silva, recorda as dificuldades logísticas para a gravação, não só pela “necessidade de transportar todo o material pelas escadas”, mas também pela “série de condicionantes de espaço, de energia e das normas sanitárias”.

Mas o esforço compensou: “Ficámos muito satisfeitos com o resultado, especialmente porque os técnicos de som, luz e imagem também mostraram que temos pessoas e meios para acompanhar ideias que podem parecer quase megalómanas”.

A banda lançou em 2018 o primeiro disco de originais, “Whales”, e há um par de meses divulgou uma colaboração que envolveu a rapper Russa e o produtor Luar.

Segundo Vasco Silva, os Whales trabalham actualmente em material novo.

“Este ano ainda haverá novidades”, diz, sendo objectivo da banda “voltar aos palcos sempre que possível e ir acabando o segundo disco”.