Abertura

Voluntários vestem a camisola numa festa sem “doutores” e “engenheiros”

18 mai 2023 20:00

Bancários, empresários, estudantes ou aposentados despem-se de títulos e estatutos para, de forma cooperante e democrática, servir caracóis e imperiais na Feira de Leiria

Daniela Franco Sousa

Nos dias que correm, o associativismo nem sempre é fácil de alimentar, com rotinas e projectos profissionais que deixam pouco tempo para a vida em comunidade, nas associações e clubes da terra. Mas a Feira de Leiria é um evento excepcional, que mobiliza, ao longo de todo o mês de Maio, centenas de pessoas que se voluntariam para trabalhar nas tasquinhas das suas colectividades.

Porque o momento é festivo e decisivo na angariação de verbas para causas muito concretas de cada associação, muito facilmente se reúne vontade e empenho para enfrentar dias agitados, com milhares de clientes famintos a passar pela Praça da Gastronomia.

Médicos, bancários, professores, estudantes e aposentados, jovens e menos jovens, uns mais experientes no mundo dos petiscos, outros nem tanto, vestem aventais, preparam morcelas e caracóis, servem às mesas e tomam conta da caixa registadora, num gesto democrático e de grande cooperação.

Juntos pela construção de um lar de idosos

Agostinho Roda é vice-presidente da Associação de Melhoramentos e Bem-Estar Social de Santa Eufémia (AMBESSE), instituição particular de solidariedade social de Leiria, que se faz representar com uma tasquinha na feira pela quarta vez.

Técnico de planeamento numa rede de distribuição de electricidade, Agostinho arregaça as mangas neste evento, movido pelo objectivo partilhado por todo o grupo: angariar fundos, que ajudarão na construção de

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ