Sociedade

Virgem Peregrina de Fátima fará 14 viagens em 2022 para perpetuar mensagem mariana

29 dez 2021 12:56

Imagem irá a Miami, a Nanterre e a Itália e marcará presença no 80.º aniversário do Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria

virgem-peregrina-de-fatima-fara-14-viagens-em-2022-para-perpetuar-mensagem-mariana
Imagem esteve para percorrer países do Caúcaso este ano, mas viagem foi adiada
DR

O Santuário de Fátima anunciou que estão previstas 14 deslocações da imagem da Virgem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

As viagens programadas decorrerão em Portugal, Estados Unidos da América, França, Nicarágua, Argentina, Itália, Chile, Países do Cáucaso, Espanha e Colômbia.

O recinto mariano, em comunicado, ressalva que a Imagem n.º 1, entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que só sai em ocasiões especiais, não fará qualquer visita em 2022.

A Imagem da Virgem Peregrina n.º 2 estará de 16 a 23 de Maio, no Colégio Conciliar de Maria Imaculada, de Leiria.

A visita acontece no âmbito do 80.º aniversário da instituição, celebrado em 2022.

A 25 de junho a mesma imagem rumará à diocese de Aveiro, à Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, Costa Nova do Prado, para celebrar 33.º aniversário desta comunidade.

A Imagem da Virgem Peregrina n.º 3 de 30 de Setembro a 5 de Novembro, marcará presença num congresso a decorrer em Miami, nos EUA, organizado pelas Servas dos Corações Trespassados de Jesus e Maria.

A visita esteve agendada para 2020, mas, devido à pandemia, foi sendo adiada, primeiro para 2021 e depois para 2022.

O tema do congresso, que alude directamente à mensagem de Fátima, é a afirmação de Nossa Senhora na aparição de Junho: “Não tenhas medo, o meu Imaculado Coração será o teu refúgio”.

Segundo D. Thomas Wenski, Arcebispo de Miami, é ainda intenção levar a Imagem Peregrina a várias paróquias da diocese.

A diocese de Nanterre, França, irá acolher a Imagem da Virgem Peregrina n.º 5, de 1 de outubro de 2022 a 31 de agosto de 2023, numa caminhada preparatória para a Jornada Mundial da Juventude 2023, em Portugal.

A Imagem da Virgem Peregrina n.º 6, encontra-se na Nicarágua desde 22 de janeiro de 2020. O regresso ao Santuário de Fátima estava inicialmente previsto para Agosto de 2021, mas, devido a várias interrupções da visita por motivo da pandemia, o termo da peregrinação foi sendo adiado, estando agora previsto para Agosto de 2022.

Também a Imagem da Virgem Peregrina n.º 7 está desde o dia 1 de abril de 2019, numa peregrinação na Argentina, por todas as dioceses do país.

A visita começou com a Imagem n.º 10, mas, surgindo a necessidade de proceder a uma reparação de restauro, foi substituída pela n.º 7, a 9 de Fevereiro de 2020.

Devido à pandemia, sucederam-se vários pedidos de prolongamento da visita, estando agora previsto que a devolução a Portugal deverá ocorrer no final de Março de 2022.

A Imagem da Virgem Peregrina n.º 8 estará ao longo do mês de Maio na Paróquia de Santa Maria la Nova, diocese de Aversa, Itália, para viver de forma mais intensa o mês de Maria. Esta imagem durante o mês de outubro estará nesta mesma diocese, mas na Paróquia de S. José e Santa Eufémia. O pedido, que foi apresentado pelo Bispo Diocesano, D. Angelo Spinillo, e nasceu do desejo de muitos fiéis particularmente devotos de Nossa Senhora de Fátima celebrarem os 150 anos da fundação da paróquia.

As Paróquias de Astromil e Rebordosa, Paredes, diocese do Porto, irão acolher a Imagem da Virgem Peregrina n.º 9 durante os meses de setembro e outubro.

O Apostolado Mundial de Fátima da Região da Lombardia promove a realização de visitas da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima no norte de Itália, desde há alguns anos, e depois de terem sido canceladas as visitas em 2020 e em 2021, é intenção retomá-las em 202, com a presença da Imagem da Virgem Peregrina n.º 10.

A Imagem da Virgem Peregrina n.º 11 encontra-se em peregrinação no Chile, desde Setembro de 2019. Devido à pandemia, o termo da peregrinação foi sendo protelado, estando agora previsto que o regresso ao Santuário de Fátima ocorrerá em Janeiro de 2022.

No que toca aos Países do Cáucaso (Geórgia, Arménia e Azerbaijão), esta peregrinação esteve programada para 2021, mas, devido à pandemia, foi adiada, para 2022, ainda sem uma data definida.

Também a Paróquia de São Sebastião Mártir, de Mentrida, diocese de Toledo, Espanha, acolherá uma das Imagens da Virgem Peregrina ainda com datas a definir, tal como acontece com várias dioceses da Colômbia, na América do Sul.

Esta agenda de deslocações das diferentes imagens da Virgem Peregrina de Fátima pode sofrer alterações, face aos acontecimentos da emergência sanitária que o mundo enfrenta.