Sociedade

Vila de Figueiró dos Vinhos aumenta rede wifi

29 mai 2021 11:20

Cidadãos e visitantes podem usufruir de uma rede livre e gratuita em mais locais

vila-de-figueiro-dos-vinhos-aumenta-rede-wifi
O Casulo é uma das áreas abrangidas pela rede wifi
Ricardo Graça/Arquivo

A vila de Figueiró dos Vinhos tem o acesso à rede wifi reforçado, possibilitando a munícipes e visitantes, aceder à internet de forma livre e gratuita, em novos locais, nomeadamente de maior afluxo de pessoas.

Assim, passa a ser possível aceder à rede municipal no parque do Vale da Pipa (parque infantil e Bairro São João Baptista), zonas envolventes à câmara municipal, Rua Dr. Manuel Simões Barreiros (zona de acesso às lojas), zonas envolventes ao espaço cidadão, da biblioteca, da piscina, Museu e Centro de Artes, Casa da Cultura, Casulo, tribunal e creche da Segurança Social, universidade sénior e polo de formação, terminal rodoviário e farmácias, bombeiros, centro de saúde e zona central do mercado municipal. 

A instalação desta rede de pontos de acesso à internet foi financiada a 100 % pela União Europeia, através da iniciativa WiFi4EU, com a atribuição de um voucher para investimento no valor de 15 mil euros, adianta o Município de Figueiró dos Vinhos em comunicado.

O programa, denominado Promoção da conectividade à Internet em comunidades locais: WiFi4EU e promovido pela Agência de Execução para a Inovação e as Redes da Comissão Europeia, visa proporcionar um acesso de qualidade à Internet, por cidadãos e visitantes em toda a União Europeia, através de pontos de acesso wifi gratuitos em locais públicos, tais como parques, praças, edifícios oficiais, bibliotecas, centros de saúde, entre outros pontos de interesse público, informa a mesma nota.

Figueiró dos Vinhos foi um dos municípios portugueses com candidatura aprovada que, após um necessário processo de escolha e implementação das adequadas infra-estruturas preconizadas pela Comissão Europeia, poderá, agora, oferecer a todos os cidadãos, que circulem na vila, a possibilidade de aceder, gratuitamente, à internet através de qualquer dispositivo electrónico com wifi.