Viver

Vídeos, marionetas e uma visita à Leiria dos romanos nas Jornadas Europeias de Arqueologia

14 jun 2023 13:08

Actividades no Museu de Leiria, no Castelo de Leiria e nas redes sociais integram o programa das Jornadas Europeias de Arqueologia ao longo de três dias

videos-marionetas-e-uma-visita-a-leiria-dos-romanos-nas-jornadas-europeias-de-arqueologia
Vários vídeos sobre novas descobertas arqueológicas no Castelo de Leiria vão ser partilhados com o público
Ricardo Graça

Teatro de marionetas, documentários nas redes sociais, uma leitura dramatizada e uma visita guiada especial fazem parte da agenda, entre sexta-feira e domingo.

Leiria vai associar-se às Jornadas Europeias de Arqueologia que se celebram nos dias 16, 17 e 18 de Junho, através de diversos eventos promovidos no Castelo, no Museu de Leiria e também na internet.

Arqueólogos e entidades ligadas à arqueologia de 47 países europeus organizam, nestes dias, actividades que procuram ser inovadoras, originais e interactivas, para dar a conhecer ao público em geral os tesouros da arqueologia e os bastidores das práticas desta área de investigação.

Em Leiria, o programa é o seguinte:

Sexta-feira, 16 de junho

10h30, Castelo de Leiria: partilha no Facebook do episódio I – “Pré-História” – da série Novas Descobertas Arqueológicas no Castelo de Leiria, um conjunto de pequenos filmes que desvendam as descobertas arqueológicas nos diferentes espaços do Castelo de Leiria entre 2019 e 2020.

11h e 14h30, Museu de Leiria: teatro de marionetas O Menino do Lapedo – uma História da Pré-História, pelo Valdevinos – Teatro de Marionetas, a partir do livro infanto-juvenil O Menino do Lapedo, da autoria de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço, coeditado pelo Município de Leiria com a editora Barca do Inferno, sobre o achado que é tesouro nacional. Acesso gratuito, por inscrição prévia para museudeleiria@cm-leiria.pt ou 244 839 677.

15h30, Castelo de Leiria (15h30): partilha no Facebook do episódio II – “Proto-História” – da série Novas Descobertas Arqueológicas no Castelo de Leiria.

Sábado, 17 de junho

10h, Museu de Leiria: teatro de marionetas O Menino do Lapedo – uma História da Pré-História, por Valdevinos – Teatro de Marionetas.

10h30, Castelo de Leiria: partilha no Facebook do Castelo do episódio III – “Romano”, da série Novas Descobertas Arqueológicas no Castelo de Leiria.

10h30, Castelo de Leiria: visita guiada especial “Em Collippo sê Romano”, que incidirá sobre a antiga cidade romana de Collippo e seu território, em particular sobre a romanização no morro do Castelo de Leiria. Ponto de encontro: defronte da Igreja de São Pedro de Leiria, no Largo de São Pedro. Acesso gratuito, por inscrição prévia para castelo@cm-leiria.pt ou 244 839 670.

14h30, Museu de Leiria: partilha no Facebook do Museu de Leiria do filme O Menino do Lapedo: 20 anos depois.

15h30, Castelo de Leiria: partilha no Facebook do episódio IV – “Medieval” – da série Novas Descobertas Arqueológicas no Castelo de Leiria.

Domingo, 18 de junho

10h30, Castelo de Leiria: partilha no Facebook do episódio V da série Novas Descobertas Arqueológicas no Castelo de Leiria.

10h30, Museu de Leiria: leitura dramatizada “Trocado por Miúdos – Os Pés de Iria”, por Vânia Jordão. Nesta sessão será explorado e dramatizado o conteúdo do livro Os Pés de Iria, que aborda a história da construção do Castelo de Leiria e foi escrito por Luís Mourão e coeditado pelo Município de Leria e pela editora leiriense Barca do Inferno. Acesso gratuito, por inscrição prévia para museudeleiria@cm-leiria.pt ou 244 839 677.

14h30, Museu de Leiria: partilha no Facebook do Museu de Leiria do filme O Menino do Lapedo: 20 anos depois.

15h30, Castelo de Leiria: partilha no Facebook do episódio VI da série Novas Descobertas Arqueológicas no Castelo de Leiria.

17h30, Castelo de Leiria: partilha no Facebook do episódio VII da série Novas Descobertas Arqueológicas no Castelo de Leiria.

Organizadas pelo Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP) de França, e pelo Conselho da Europa, em Portugal, o programa nacional é coordenado pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Neste link, é disponibilizado o programa geral das JEA 2023.