Sociedade

Vice-ministro da Educação visita Politécnico de Leiria

12 jun 2023 18:35

Governante participa na abertura da 2.ª Semana de Língua e Cultura Chinesas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

vice-ministro-da-educacao-visita-politecnico-de-leiria
A licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês/Chinês-Português iniciou-se em 2006 na ESECS
Ricardo Graça/Arquivo

O vice-ministro da Educação da República Popular da China, Wang Chengwen, vai estar presente na cerimónia de abertura da 2.ª Semana de Língua e Cultura Chinesas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, no dia 17 de Junho.

Esta visita resulta do trabalho desenvolvido pela ESECS e pela Embaixada da China em Portugal, no âmbito do ensino da Língua Chinesa, permitindo reforçar as sinergias Portugal-China, refere uma nota de imprensa do Politécnico de Leiria.

O evento, que decorre na ESECS, entre 17 e 22 de Junho, numa organização conjunta da ESECS e da Embaixada da China, conta com várias actividades.

A ‘Children Picture Books from China’, exposição de livros infantis chineses e leitura bilingue de uma história, e Tai-Chi no relvado da ESECS, marcam a manhã de 19 de Junho. ‘Mangas e animes chineses‘ é o tema que se segue à tarde, com uma exposição de mangas e animes chineses, uma mesa e uma oficina de tradução de mangas.

No dia 20, realiza-se um workshop de cozinha chinesa, no dia em que haverá pintura de máscaras da ópera de Pequim. Está também prevista uma Corrida de Barcos do Dragão aberta à comunidade.

Ao longo do dia 21, decorrerá a mostra de videojogos chineses. De manhã, há um workshop de iniciação à Língua e Cultura Chinesas, com a visita a escolas de 1.º ciclo do Ensino Básico.

O último dia é dedicado à profissão de intérprete, estando agendada, a partir das 14 horas, uma conversa sobre estágios e percursos profissionais na área do Português/Chinês.

Um quiz sobre as actividades da semana e um piquenique com karaoke aberto à comunidade, no relvado da ESECS, encerram a 2.ª semana da Língua e Cultura Chinesas.

"Este é um evento para todos os que se interessam pela China, país do Panda, da Grande Muralha e da Ópera de Pequim", lê-se no comunicado.

A ESECS aposta na aprendizagem do mandarim desde 2006, tendo já formado centenas de portugueses. A licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês/Chinês-Português iniciou-se com apenas seis alunos e em parceria com o Instituto Politécnico de Macau.

A ligação ao Oriente mantém-se viva até hoje.

O programa pode ser consultado aqui.