Viver

Venha assistir a uma chuva de estrelas no domingo

8 ago 2018 00:00

Todos os anos, em Agosto, o céu enche-se com as estrelas cadentes Perseidas.

venha-assistir-a-uma-chuva-de-estrelas-no-domingo-9061

No próximo domingo, dia 12, vamos poder assistir no céu nocturno à chuva de meteoritos Perseidas assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação de Perseus.

Também conhecidas por chuvas de estrelas, as chuvas de meteoros são provocadas pela entrada na atmosfera terrestre de pequenos detritos, formados por pequenas rochas que, com o atrito no ar e devido à enorme velocidade a que se deslocam, entram em combustão, formando feixes de luz que podem ser vistos a partir da superfície da Terra.

Neste domingo, a órbita do nosso planeta cruzar-se-á com um conjunto de detritos do cometa Swift-Tuttle, soltos no espaço e o resultado será um céu cheio de linhas de luz e uma imagem maravilhosa para recordar. 

A associação Asteriscos Leiria, numa iniciativa dinamizada pela sua secção Buraco Negro, dedicada à divulgação científica informal, convida a um serão, a partir das 21:30 horas, no topo da serra da Senhora do Monte, junto à localidade de Cortes, na União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, para uma sessão gratuita de observação astronómica onde promete muita cabeça no ar. "Não se atrasem porque o céu estará lá a horas!"