Sociedade

“Vai começar o momento da punição” para a poluição das suiniculturas

7 dez 2017 00:00

Secretário de Estado do Ambiente promete reforço de fiscalização

vai-comecar-o-momento-da-punicao-para-a-poluicao-das-suiniculturas-7758
Maria Anabela Silva

“Vai começar o momento da punição para aqueles que não querem fazer nada” para resolver o problema da poluição das suiniculturas. A garantia foi dada pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, durante a sessão de apresentação da ENEAPAI – Estratégia Nacional para os Efluentes Agro-Pecuários e Agro-Industriais 2018-2025 realizada na semana passada na Batalha.

Falando para uma plateia com autarcas e representantes do sector agro-pecuário, o governante criticou a morosidade do processo de construção da ETES – Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas, para o qual foi garantido um apoio de 9,1 milhões de euros de fundos nacionais e comunitários, verbas essas que se podem perder por falta de modelo de financiamento da parte dos produtores.

“Temos vindo a manter à tona da água um projecto que já tinha financiamento assegurado. Temos andado com ele ao colo, mas está a terminar o limite de tempo”, advertiu o secretário de Estado, aludindo à prorrogação de prazo dada à Recilis, entidade promotora da obra, para que faça a adjudicação e que terminou no passado dia 30. O Ministério da Agricultura informa que está a “recolher elementos e analisar o processo” para a tomada de decisão final.

[p
Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ