Covid-19

Vacinação anti-Covid-19 mantém-se no estádio

29 abr 2022 10:26

Centro de Vacinação de Leiria poderá abrir só uma vez por semana

vacinacao-anti-covid-19-mantem-se-no-estadio
Vacinação já não vai para centros de saúde
Ricardo Graça/Arquivo
Jacinto Silva Duro

O Centro de Vacinação contra a Covid-19 de Leiria, instalado no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, está a atender em média 800 pessoas por semana.

Por dia, são vacinadas 160 pessoas, uma vez que o espaço encerra às quintas-feiras e domingo. Embora tenha sido anunciada a transferência desta unidade para a localidade dos Pousos, é provável que tal não venha a acontecer.

Segundo Diogo Urjais, enfermeiro da USF D. Dinis e membro do conselho clínico do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Pinhal Litoral, embora tivesse sido planeada a atribuição da tarefa de vacinação aos centros de saúde, o Ministério da Saúde terá recuado na medida, “por causa da suposta quarta-dose.

“Além disso, as vacinas não são unidose. Para fazer o reforço vacinal, cada frasco contém seis doses numa das marcas e noutra 20. Não haveria, igualmente, nos centros de saúde, condições físicas para inocular largos números de pessoas”, revela.

Fonte do ACeS revela igualmente que as autoridades de saúde também estão a ser cautelosas, por se desconhecer o impacto da nova variante do coronavírus, resultante, em traços gerais, da “combinação de duas subvariantes da Ómicron”, no progresso da pandemia.

Neste momento, todo o processo está a ser reformulado e deverá passar por uma redução do período semanal dedicado à vacinação, podendo este vir a ser realizado apenas um dia por semana.

“O mês de Maio já poderá arrancar de modo diferente. Estamos apenas à espera de uma resposta da ARS”, anuncia Diogo Urjais.

No centro de vacinação, mantém-se uma equipa de seis enfermeiras contratadas, duas administrativas e de um médico (não contratado).

No auge do processo de vacinação, no estádio trabalhavam 20 enfermeiros contratados.