Sociedade

USF de Santiago com certificação de qualidade

5 out 2018 00:00

Unidade de Marrazes, Leiria, vê qualidade certificada pela Direcção-Geral de Saúde.

usf-de-santiago-com-certificacao-de-qualidade-9327
Maria Anabela Silva

“Uma garantia de qualidade para os utentes, mas também para os profissionais”. É desta forma que Manuel José Carvalho se refere à acreditação da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Santiago, que funciona em Marrazes, Leiria, por parte da Direcção-Geral de Saúde, culminando um processo de avaliação e de “melhoria constante” que demorou cerca de um ano e meio.

O coordenador da USF de Santiago explica que esta certificação “garante o cumprimento de uma série de requisitos”, em áreas como a qualidade dos serviços prestados e dos procedimentos assistenciais, a segurança e a funcionalidade das instalações, a adequação dos recursos humanos às actividades realizadas pela unidade e os resultados da USF.

Manuel José Carvalho frisa que se trata de um processo “muito exigente e moroso” e que, apesar da acreditação agora conseguida, terá continuidade com auditorias e avaliações de dois em dois anos, o que, frisa, implica “uma melhoria continua”.

A USF de Santiago é a primeira do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Pinhal Litoral - que abrange os concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós -, a obter a acreditação atribuída pelo Departamento de Qualidade da DGS. Constituída em 2007, esta USF serve cerca de 12.700 pessoas, dispondo de sete médicos, seis enfermeiros e cinco secretários cl&iacu

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ