Saúde

Urgências pediátricas fora de Leiria e bebés terão de nascer em Coimbra

29 dez 2023 12:32

Falta de médicos impede funcionamento dos serviços de urgência de pediatria e de ginecologia/obstetrícia no Hospital de Santo André

urgencias-pediatricas-fora-de-leiria-e-bebes-terao-de-nascer-em-coimbra

A urgência de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria vai estar encerrada entre as 9 horas do dia 31 de Dezembro, domingo, até às 9 horas do dia 1 de Janeiro, segunda-feira, devido à falta de recursos humanos médicos.

Numa nota publicada na sua rede social facebook, o Centro Hospitalar de Leiria recomenda que contacte a linha SNS 24 (808 24 24 24), "que poderá dar todo o apoio especializado e encaminhamento o para a unidade de saúde mais apropriada".

Em situações urgentes, o CHL aconselha a dirigir-se ao Hospital Pediátrico de Coimbra.

 

Também a Urgência Ginecológica/Obstétrica estará encerrada até às 9 horas de segunda-feira, dia 1, devido à falta de médicos.

Nesse sentido, o CHL recomenda a todas as grávidas ou utentes com problemas urgentes do foro ginecológico que contactem a linha SNS 24 (808 24 24 24).

Em situações urgentes, o CHL aconselha as utentes a dirigirem-se à Maternidade Dr. Bissaya Barreto ou à Maternidade Dr. Daniel de Matos, em Coimbra.

 

“Apesar dos constrangimentos anunciados e da necessidade de adaptar a sua capacidade de resposta na Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos entre os dias 28 de Dezembro e 1 de Janeiro, continua a estar garantida toda a actividade assistencial e programada, pelo que o acompanhamento e os cuidados prestados às grávidas e utentes na área da Ginecologia, no âmbito da consulta externa, não serão afectados por esta contingência, estando assegurada a capacidade de resposta nestas áreas”, assegura o CHL.

Os constrangimentos em causa afectarão unicamente o funcionamento da Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e do Bloco de Partos, acrescenta a nota.