Viver

Universidade de Coimbra "repensou" arquitectura de São Pedro de Moel e resultado vai ser exposto

19 jun 2020 15:00

Para ver no parque Bambi, localizado na estância balnear

universidade-de-coimbra-repensou-arquitectura-de-sao-pedro-de-moel-e-resultado-vai-ser-exposto
Arquitectura única de São Pedro, em destaque
DR

A partir de sábado, dia 20, às 18 horas, estará patente no Parque do Bambi, na praia de São Pedro de Moel (Marinha Grande), a mostra Visões Urbanas I, primeira de duas exposições dos trabalhos que resultam do protocolo tripartido entre a Câmara Municipal da Marinha Grande, a Universidade de Coimbra, e a Associação para a Promoção do Turismo de São Pedro de Moel.

A iniciativa resulta de um exercício académico que utilizou a Praia de São Pedro de Moel como objecto de estudo, neste ano lectivo, no âmbito do Atelier de Projecto II-C, subordinado ao tema geral Território e Paisagem, do Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura da FCTUC.

"Pretende-se que sejam apontadas linhas de orientação e de desenvolvimento integrado, e promovida uma visão estratégica de escala territorial, cujos objectivos prioritários se afirmaram na procura de equilíbrios de gestão paisagística e novas perspectivas de gestão urbanística, corrigindo erros de licenciamento e promoção imobiliária mais recentes, assim como a rectificação da falta de conceito para reabilitar e valorizar o riquíssimo património natural expectante", refere a organização.

Estávamos no início de Março, e tínhamos preparada para a Casa Museu Afonso Lopes Vieira a primeira de duas exposições referente aos trabalhos do primeiro semestre dos alunos do Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura da FCTUC, fruto do protocolo tripartido entre a Câmara Municipal da Marinha Grande, a Universidade de Coimbra, e a Associação para a Promoção do Turismo de São Pedro de Moel.

Seria o terceiro momento mais visível da iniciativa Repensar São Pedro de Moel 2020, que, após a primeira visita desta turma à nossa praia e à realização do Fórum Técnico dedicado à Mobilidade, Desenvolvimento e Futuro Sustentável, que teve lugar no Teatro Stephens dia 28 de Fevereiro, iria satisfazer a curiosidade dos residentes de São Pedro relativamente à forma como estes jovens interpretaram a nossa praia e a paisagem envolvente, o que identificaram como prioridades de acção e o que constataram serem condições ímpares a potenciar.

De repente, vimo-nos todos obrigados a adiar certas actividades das nossas vidas de um dia para o outro, durante uns meses que nos tomaram a todos de surpresa.

Mas como parar não faz parte da nossa maneira de estar... é, por este último facto também, com redobrados prazer e motivação, que endereçamos agora este convite para a inauguração da exposição Visões Urbanas I, a realizar-se, como ainda convém, ao ar-livre, no Parque do Bambi Café, no dia 20 de Junho, pelas 18:30 horas.

Os trabalhos ficarão expostos para serem vistos de maneira informal, não fazendo sentido, ainda, convocar uma visita guiada, o debate ou a tertúlia que contávamos realizar na Casa Museu, pois todas estas iniciativas contemplavam a participação de aglomerados de pessoas em espaços de dimensões limitadas.

Em complemento com os painéis expositivos do exterior, ficarão alojados no Posto de Turismo uma maqueta geral e algumas das maquetas das soluções individuais dos estudantes, bem como um ecrã para passagem dos relatos áudio e vídeo que complementarão a informação dos painéis.

É com orgulho que ficámos a saber que este evento será o primeiro acto oficial externo da Universidade de Coimbra após a pandemia da Covid-19 e que contará igualmente com a presença oficial da Exma. senhora presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande.

Pretende-se que, por intermédio deste exercício, que se irá prolongar até Outubro, possam ser apontadas linhas de orientação e de desenvolvimento integrado, promovendo uma visão estratégica de escala territorial, cujos objectivos prioritários se afirmaram pela procura de equilíbrios de gestão paisagística e novas perspectivas de gestão urbanística, corrigindo graves erros de licenciamento e promoção imobiliária mais recentes, assim como a colmatação da inexistência de um conceito coerente e efectivo para reabilitar e valorizar o riquíssimo património natural que se encontra expectante há demasiado tempo.

Desejamos a todos uma óptima exposição e a todos pedimos o contributo para poder melhorar sempre.

Os nossos melhores cumprimentos,
João Beltrão Godinho
João Silveira Serejo
(Iniciativa Repensar São Pedro de Moel 2020)