Saúde

Unidade de Hospitalização Domiciliária do CHL é a primeira unidade pública acreditada

25 out 2021 11:56

Auditoria focal valida a prestação de cuidados de saúde feita no domicílio

unidade-de-hospitalizacao-domiciliaria-do-chl-e-a-primeira-unidade-publica-acreditada
.
Ricardo Graça/Arquivo

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) é a primeira unidade pública acreditada pela Joint Commission International (JCI).

O resultado da auditoria focal realizada virtualmente durante dois dias, por um auditor da JCI validou a prática assistencial da UHD.

"O CHL continua com o selo de acreditação da JCI. A UHD já faz parte de todo o sistema de acreditação do CHL, como todos os outros já fazem desde 2012. Já têm dentro do CHL uma vanguarda do modelo assistencial que está a tornar-se frequente no mundo todo e em complexos hospitalares como o vosso. São sistemas de vanguarda, avançados, que vão ao encontro da necessidade da comunidade que o CHL tem, de estar no domicílio e de estar com o mesmo nível de cuidado, como se estivesse dentro de uma unidade hospitalar do CHL", destaca Paulo Neno, auditor neste processo e responsável pelos processos de homecare da JCI, citado numa nota de imprensa.

Alexandra Borges, vogal executiva do Conselho de Administração do CHL, sublinha, na mesma nota, a relevância deste resultado para o CHL.

"A qualidade e a segurança em serviços de saúde são uma obrigação ética. Por isso, o reconhecimento pela JCI de que a UHD é um serviço que cumpre os padrões e requisitos de acreditação, é importante para utentes e profissionais do CHL. Estes processos que avaliam a qualidade dos serviços prestados, as estruturas e a adequação dos cuidados às necessidades dos cidadãos, favorecem a confiança que estes depositam no CHL, melhoram a qualidade clínica e organizacional, e valorizam os profissionais que trabalham em locais acreditados e reconhecidos por entidades externas."

Paulo Neno adiantou que foram "extremamente criteriosos" na Unidade de Hospitalização Domiciliária, mas também reconhecem o "valor dos cuidados que prestam".

"São práticas desafiadoras, porque se trata de cuidar doentes no seu domicílio, pela logística que se impõe nos cuidados de hospitalização domiciliária (logística das equipas, de transporte, de transferência de equipamentos, eventualmente, e de medicamentos), mas nem por isso o nível de cuidados esteve reduzido ou o nível de risco esteve aumentado", acrescentou.

Segundo o mesmo responsável, "há uma continuidade de cuidado que é possível fazer dentro do domicílio, com níveis de complexidade e níveis de diagnóstico" e a "UHD tem o mesmo nível de qualidade de serviço e segurança do doente do que qualquer serviço dentro do CHL".

O relatório final apresenta cinco recomendações, com áreas que ainda podem ser melhoradas: educação para o doente e cuidador, possibilidade de suporte nutricional, medicamentos e privilégios clínicos.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária consiste num modelo de assistência hospitalar ao doente agudo com patologia de complexidade elevada, que se caracteriza pela possibilidade de prestação de cuidados no domicílio.

Pretende contribuir para humanizar os cuidados de saúde, oferecendo tratamento diferenciado de nível hospitalar no conforto da residência dos doentes, reduzir a taxa de complicações relacionadas com infeções em meio hospitalar, e aproximar o hospital da comunidade.

Promover a recuperação funcional e autonomia do doente no seio da sua família, e estimular a participação activa da família na prestação de cuidados, fazem também parte dos objetivos assumidos por esta unidade, lê-se ainda no comunicado.