Desporto

União de Leiria repudia violência dos adeptos da Académica em Coimbra

16 jan 2023 18:16

A equipa do Lis venceu os 'estudantes' por 3-1

A SAD da União de Leiria repudiou hoje a "forma violenta com que os adeptos unionistas foram recebidos, ontem à noite, à chegada ao jogo frente à Académica de Coimbra, nas imediações e à porta do Estádio Cidade de Coimbra".

Numa nota de imprensa, os leirienses salientam que, contrariamente ao ocorrido na recepção da Académica de Coimbra, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, a 3 de Setembro de 2022, que "decorreu sem qualquer incidente e com um elevadíssimo espírito de fair play, até elogiado pela direcção da Académica em declarações públicas, o mesmo não se verificou em Coimbra, sendo que nada há a imputar ao clube que nos recebeu com igual cordialidade".

No entanto, "alguns adeptos identificados com equipamento de apoio à Académica receberam os autocarros dos adeptos unionistas de forma provocatória e 'à pedrada'".

Os minutos que antecederam o início do jogo "foram marcados pela violência, com arremesso de pedras, garrafas e tochas, junto da Porta 2, reservada a unionistas e onde se encontravam adeptos mais velhos, jovens e até crianças", denuncia a administração da SAD.

Tal comportamento foi "acompanhado de cânticos, insinuações e gestos provocatórios dirigidos à grande avalanche de apoio de unionistas".

Apesar da constante cooperação com as forças de segurança e presença de elementos da intervenção e de inspecção da PSP "não foi possível evitar que alguns adeptos e elementos fossem atingidos, nem a quebra de vidros de pelo menos duas viaturas".

A União de Leiria acrescenta que ao longo da partida, os leirienses "sofreram o mesmo género de provocações de adeptos que se encontravam numa bancada superior à área destinada à equipa visitante".

Antes do jogo, um jogador da formação da União de Leiria e uma adepta leiriense foram "confrontados na rua por adeptos da equipa da casa que lhes arrancaram e roubaram a camisola e o cachecol unionista".

"Nessa manhã, e de forma já planeada e provocadora, os adeptos do mesmo emblema rival colocaram uma faixa provocatória no estádio leiriense com a designação 'Coimbra  – Capital do Centro MN85'”, lê-se ainda no comunicado, que salienta o comportamento "exemplar" dos adeptos leirienses.

A administração da SAD "sublinha o repúdio por qualquer acção violenta que não se compadeça com o espírito de fair-play e de puro futebol que se esforça por perpetuar" e agradece todo o apoio dos adeptos.

A União de Leiria venceu a Académica por 3-1 e lidera a série B da Liga 3.