Desporto

União de Leiria homenageia ex-presidente João Bartolomeu

20 out 2016 00:00

Manuel Cajuda e Luís Bilro também serão distinguidos na gala dos 50 anos do clube

uniao-de-leiria-homenageia-ex-presidente-joao-bartolomeu-5235

O Teatro José Lúcio da Silva vai acolher, no próximo sábado, a gala de encerramento das comemorações do cinquentenário da União Desportiva de Leiria. A apresentação estará a cargo do jornalista Nuno Luz e a cerimónia será abrilhantada pelas performances musicais de André Sardet e da banda de Leiria Citius do Costume. Mas o momento que promete aquecer a plateia será a homenagem a João Bartolomeu.

Em Fevereiro do ano passado e depois de ter sido “eliminado” da lista de sócios por falta de pagamento de quotas, o ex-presidente do clube e líder da extinta SAD viu uma proposta de readmissão ser rejeitada pela direcção, então liderada por Rui Lisboa da Fonseca, “uma vez que os estatutos não permitem a entrada de novos sócios a três dias de uma Assembleia Geral” (artigo 18.º).

No entanto, o actual responsável máximo do emblema, Paulo Sarraipa, garantiu ao JORNAL DE LEIRIA que João Bartolomeu já é novamente sócio da União de Leiria, com os direitos e deveres que essa situação acarreta. Quer se queira, quer não, Bartolomeu teve um papel relevante nos melhores períodos da União de Leiria.

Até 1987, ano em que chegou à presidência, a União de Leiria tinha um currículo modesto, com duas passagens efémeras pelo principal escalão do futebol português. Desde que chegou ao poder esteve em 16 ocasiões no patamar mais elevado da modalidade. Dois quintos lugares, a presença numa final da Taça de Portugal Portugal e nas competições europeias são os pontos altos do palmarés.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.