Desporto

União de Leiria atribui título de sócio honorário a Pedro Proença, Derlei, Rivaldo e Joaquim de Almeida

1 dez 2025 13:00

Homenagem decorreu durante o intervalo do jogo contra o Benfica B, partida que terminou com um empate por 2-2

Homenagem a Pedro Proença
Homenagem a Pedro Proença
UDL
Homenagem a Rivaldo
Homenagem a Rivaldo
Homenagem a Joaquim de Almeida
Homenagem a Joaquim de Almeida
Homenagem a Derlei
Homenagem a Derlei
União de Leiria empatou com o Benfica B à 12.ª jornada
União de Leiria empatou com o Benfica B à 12.ª jornada

A União de Leiria atribuiu o título de sócio honorário a Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Derlei e Rivaldo, antigos futebolistas, e Joaquim de Almeida, actor português, momento que assinalou o arranque de uma iniciativa que pretende homenagear várias personalidades com um papel preponderante na modalidade.

O momento de homenagem decorreu durante o intervalo da partida contra o Benfica B, este domingo, na tribuna presidencial. “Vamos passar a criar a figura de sócio honorário para homenagear não só personalidades que estejam ligadas à União de Leiria, mas também personalidades que estejam ligadas ao futebol nacional e internacional”, explicou Nélio Lucas, presidente da SAD unionista.

Esta ação é “uma forma de a União de Leiria, que tudo tenta para promover o espectáculo futebolístico em Portugal, homenagear aqueles que tudo têm feito para que o futebol atinja o mais alto nível tanto nacional como internacional”, continuou.

Aos homenageados, o clube atribuiu um cartão de sócio honrário e uma camisola da União de Leiria, com os nomes escritos nas costas.

Pedro Proença afirmou que “a União de Leiria é um clube histórico” e valorizou o trabalho desenvolvido tanto nas camadas jovens como no futebol profissional, considerando que o emblema “tem lugar mais que merecido na 1.ª Liga”.

“[Esta acção] demonstra bem a vitalidade que este presidente e esta administração têm colocado na União de Leiria. É uma marca fortíssima potenciada com estas novas dinâmicas e o futebol português agradece que estas pessoas acreditem que é possível fazer um futebol diferente”, considerou o líder da FPF.

Derlei, antigo jogador da União de Leiria, lembrou os anos passados na cidade do Lis e as oportunidades que o emblema lhe proporcionou, com passagem posterior pelo FC Porto. “Todas as vezes que venho a Leiria (...) recebo o carinho das pessoas da cidade. É uma cidade que trago no coração, porque me abriu as portas desde que cheguei. O clube, como todos sabem, foi o que me projectou no futebol nacional e fez com que a minha vida futura, a nível desportivo, pudesse chegar a um patamar mais elevado”, referiu o também antigo jogador do Sporting e Benfica.

Por sua vez, Rivaldo, campeão do mundo com a camisola do Brasil, mostrou-se “muito honrado” pelo convite, enquanto o actor Joaquim de Almeida ficou “contentíssimo por fazer parte da União de Leiria” e pela homenagem ter sido realizada durante a partida contra a equipa B do Benfica, o seu clube do coração.

Empate em casa

Quanto ao resultado, a União de Leiria empatou frente ao Benfica B, por 2-2, em jogo que contou para a 12.ª jornada da Liga 2.

Lucho Vega adiantou o marcador aos 36 minutos, contudo, na compensação da primeira parte, os encarnados restabeleceram a igualdade. O jogo ficou marcado pela expulsão de Eduardo Fernandes, aos 52 minutos, deixando o Benfica reduzido a 10 jogadores.

O Leiria aproveitou o desequilíbrio e colocou-se à frente do marcador, por José Pedro, mas o Benfica respondeu logo a seguir e fez o 2-2.

A União de Leiria ocupa o 4.º lugar na tabela classificativa, com 20 pontos. Na próxima jornada, a 5 de Dezembro, enfrenta o FC Penafiel, no Estádio Municipal 25 de Abril.