Viver

Um EP cor-de-rosa para declarar a relevância da edição em cassete

1 jan 2023 13:00

Ticket To Ride anuncia catálogo para preservar o formato físico

um-ep-cor-de-rosa-para-declarar-a-relevancia-da-edicao-em-cassete
The Town, EP dos Cave Story, agora editado pela Ticket To Ride no formato cassete
DR

Muito antes de o Spotify registar todos os movimentos, a cassete, que cabe no bolso e se leva para qualquer lado, revolucionou o modo de ouvir música.

A tecnologia inventada por Lou Ottens para a Phillips, em 1963, é o suporte da mais recente edição do EP The Town, dos Cave Story, através de uma editora independente em Caldas da Rainha, a Ticket To Ride.

Fundada por Manuel Simões, músico dos Norton, a Ticket To Ride surge com o objectivo de criar um catálogo capaz de preservar o formato físico, nomeadamente, a cassete, objecto que banalizou a gravação em casa e se tornou precioso para os adolescentes das décadas de 80 e 90, sobretudo, quando associado a outro objecto precioso, o Walkman, da Sony.

Quase 60 anos depois da primeira cassete, a Ticket To Ride promete “peças únicas” – eventualmente, no futuro, também em vinil – e “edições limitadas a poucos exemplares”. Para 2023, está na calha um fanzine de fotografia.

No caso dos Cave Story e do EP The Town, Manuel Simões salienta que os fãs “não estão só a comprar música, estão também a comprar arte”, assinada pela ilustradora Ema Gaspar.

“Quero que este carimbo seja um veículo para transportar a música e a arte em que acredito o mais além possível”, comenta o fundador da Ticket To Ride, para quem o formato físico “é insubstituível”.

Ao longo dos próximos meses, Manuel Simões conta fazer chegar ao mercado a “muito boa música” que continua a emergir de Caldas da Rainha e estão já planeadas diversas edições, sempre alinhadas com a ideia de que “nada substitui o toque” e “um disco é um disco quando se pode colocar no leitor”.

Após editar Heavy Light, dos Norton, em 2020, a Ticket To Ride apresentou este mês o segundo lançamento, The Town, dos Cave Story, colectivo de Caldas da Rainha que actualmente reúne Gonçalo Formiga, Ricardo Mendes, José Sousa e Bia Diniz.

A edição, limitada a 50 exemplares cor-de-rosa, disponíveis nas páginas de Bandcamp da Ticket To Ride e dos Cave Story, e nas lojas Louie Louie e Flur, em Lisboa, e Matéria Prima, no Porto, recupera as canções “The Town”, “It Lighted the Tall Grove”, “Come Inside with Me” e “Out of the Night”, do EP distribuído em 2021 nas plataformas digitais.

Em The Town, as guitarras abraçam a electrónica e, pela primeira vez, instrumentos nunca antes observados num palco de um concerto de Cave Story criam uma nova perspectiva. A banda de Caldas da Rainha conhecida pela sonoridade post-punk planeia lançar, já no próximo ano, um novo álbum, com o título Wide Wall, Tree Tall.