Sociedade

Trinta e duas escolas de Leiria recolheram mais de 24 toneladas de pilhas e equipamentos usados

10 set 2023 10:00

O Centro Escolar de Alcobaça foi a escola que mais resíduos recolheu neste distrito, com um total de cinco toneladas

trinta-e-duas-escolas-de-leiria-recolheram-mais-de-24-toneladas-de-pilhas-e-equipamentos-usados

Trinta e duas escolas do distrito de Leiria recolheram cerca de 24,3 toneladas deste tipo de resíduos em 32 escolas do distrito de Leiria, na 15.ª edição da Geração Depositrão.

Globalmente, estes estabelecimentos de ensino conquistaram 2.683 euros em cheques-prenda para aquisição de material nas respectivas escolas.

O Centro Escolar de Alcobaça foi a escola que mais resíduos recolheu neste distrito, com um total de cinco toneladas, tendo ficado em 14º lugar ao nível nacional, de um total de 431 escolas, refere uma nota de imprensa.

Tendo como objectivo o correcto encaminhamento de resíduos considerados perigosos, a ERP Portugal, através dos seus parceiros, oferece por categoria (tipo de equipamentos como, TV e monitores, equipamentos de arrefecimento, lâmpadas e pilhas), prémios em equipamentos novos.

Além da recolha de resíduos, esta edição incentivou actividades criativas ao longo do ano letivo, promovendo a literacia ambiental, incluindo quizzes com perguntas de sustentabilidade, que atraíram mais de 1.000 alunos.

A escola básica e jardim de infância João Beare, na Marinha Grande, foi também reconhecida no Desafio das Actividades Criativas.

A Geração Depositrão é o projeto escolar de recolha de REEE e RP&A com maior representação a nível nacional, contando já com 15 anos de presença nas escolas portuguesas, em parceria com a ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa, no âmbito do programa Eco-Escolas.

O projecto sensibiliza mais de 800 estabelecimentos de ensino, desde o jardim de infância até ao ensino superior, e cerca de 100 mil alunos em todo o País.

Esta iniciativa contribui para o cumprimento das metas de recolha de REEE e RP&A, através da sensibilização de professores e alunos, bem como da restante comunidade escolar, para o correcto encaminhamento deste tipo de resíduos.