Sociedade

Tribunal condena homem a 14 meses de pena suspensa por incêndio na Nazaré

8 jan 2022 09:35

De acordo com o tribunal, o homem terá ateado o fogo devido a “quezílias” com bombeiros.

tribunal-condena-homem-a-14-meses-de-pena-suspensa-por-incendio-na-nazare
Segundo o tribunal, a "rápida intervenção" dos bombeiros impediu que o fogo se propagasse mais
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

O Tribunal da Nazaré condenou um homem de acusado do crime de incêndio florestal a uma pena suspensa de um ano e dois meses de prisão.

Na nota publicada esta sexta-feira na sua página da internet, o Ministério Público de Leiria revela que o tribunal deu como provado que o arguido, em Setembro de 2020, “lançou fogo a vegetação seca, composta por fetos e herbáceas, criando um foco de incêndio que se propagou à mancha florestal” e, de seguida, “abandonou o local”.

O foco de incêndio ocorreu “numa área contínua de terreno florestal, confinante com povoamentos urbanos, no concelho da Nazaré.

A área ardida foi de 0,001 hectares de herbáceas, sendo que, segundo a sentença, “o fogo não se alastrou mais devido à pronta intervenção dos bombeiros”, aos quais o homem, de 30 anos, foi também condenado a pagar 500 euros.

De acordo com o tribunal, o homem terá ateado o fogo “devido a quezílias com terceiros, bombeiros, pretendendo que estes, de prevenção nessa noite, fossem chamados ao local e envidassem esforços na extinção do incêndio”.

A sentença, divulgada ontem, sexta-feira, foi proferida em 21 de Dezembro último e ainda não transitou em julgado.

O processo, na fase de inquérito, foi dirigido pelo Ministério Público da 1.ª Secção do Departamento de Investigação e Acção Penal de Leiria, com a coadjuvação do Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária.