Sociedade

Três secretários de Estado ocupam primeiros lugares a lista do PS por Leiria

14 dez 2021 10:02

Sem surpresa, António Sales é o cabeça-de-lista. Eurico Brilhante Dias surge em segundo lugar e Catarina Sarmento Castro em terceiro.

tres-secretarios-de-estado-ocupam-primeiros-lugares-a-lista-do-ps-por-leiria
Nascida em Coimbra, Catarina Castro tem ligações à Marinha Grande
DR

Os três primeiros lugares da lista do PS de candidatos a deputados pelo círculo eleitoral de Leiria são ocupados por outros tantos governantes.

Sem surpresa, António Sales, médico e secretário de Estado Adjunto e da Saúde, surge como cabeça-de-lista, subindo dois lugares em relação à lista de 2019, onde ocupou a terceira posição.

Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, surge como número dois, enquanto Catarina Sarmento Castro, secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, aparece na terceira posição.

Natural de Coimbra, mas com ligações à Marinha Grande, Catarina Castro, antiga juíza do Tribunal Constitucional, é a surpresa da lista, entrando na quota de 30% de nomes indicados pelas estruturas nacionais do PS.

A quarta posição é ocupada por Sara Velez, de Caldas da Rainha, que caiu um lugar em relação à proposta de lista aprovada, na passada quinta-feira, pela Comissão Política Distrital. O mesmo acontecendo com Salvador Formiga, da Nazaré, e Jorge Gabriel, que surgem em quinto e sexto lugar respectivamente.

Da lista agora aprova pela nacional do PS fazem ainda parte Cláudia Santos (7.º lugar), Pedro Henrique Canha (8.º), Lilibeth Ferreira (9.º) e Henrique Estrelinha (10.º). De fora ficou Vítor Santos, ex-presidente da Junta de Freguesia de Maceira, Leiria, que tinha sido proposto pela federação para fechar a lista.

O circulo eleitoral do distrito de Leiria elege dez deputados à Assembleia da República. Nas últimas legislativas o PSD conseguiu cinco lugares, o PS quatro e o Bloco de Esquerda um.

Notícia actualizada às 15:25 horas, com a correcção da posição na lista de Catarina Sarmento Castro e Eurico Brilhante Dias."Por erro de comunicação", a informação inicialmente publicada no site do Partido Socialista, a secretária de Estado aparecia em segundo lugar e Eurico Dias em terceiro. A ordem aprovada na Comissão Política é inversa, esclarece o partido.