Viver

Três projectos desenvolvidos no Politécnico de Leiria nomeados para o Prémio Sophia Estudantes 2021

17 fev 2021 12:23

Prémio é promovido pela Academia Portuguesa de Cinema como forma de incentivar e premiar os futuros cineastas. Os vencedores são anunciados esta sexta-feira.

tres-projectos-desenvolvidos-no-politecnico-de-leiria-nomeados-para-o-premio-sophia-estudantes-2021
Nomeados são dois recém-licenciados e um estudante da licenciatura em Som e Imagem da ESAD.CR
Ricardo Graça

Dois recém-licenciados e um estudante da licenciatura em Som e Imagem da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, estão nomeados para o Prémio Sophia Estudantes 2021. Os resultados serão anunciados esta sexta-feira, dia 19 de Fevereiro.

Entre os nomeados está Gonçalo Oliveira, estudante do 3.º ano do curso de Som e Imagem, que foi seleccionado na categoria “Animação”, com o filme During December. Desenvolvido durante o ano lectivo 2019/2020, o trabalho “retrata a rotina de um homem velho, onde vivem as suas lembranças”, refere um comunicado do Politécnico de Leiria.

Recém-licenciada, Irina Oliveira conquistou uma nomeação para a categoria “Filme experimental”, com o filme Semear, Ouvir, Fluir, desenvolvido no âmbito do projecto final de curso. A fita apresenta “uma viagem contemplativa pela beleza do mundo através de uma montagem de texturas e exploração plástica da imagem, retratando breves flashes da vida, como sonhos por um olhar apaixonado e sensível pelo cosmos”.

Por sua vez, Tiago Sanches, também recém-licenciado em Som e Imagem, foi nomeado na categoria “Cartaz”, com o trabalho Glimpses of a Shattered Dream, desenvolvido igualmente em projecto final, como complemento de comunicação do filme com o mesmo nome.

Citada naquela nota de imprensa, Isabel Aboim, coordenadora da licenciatura em Som e Imagem da ESAD.CR, considera que os trabalhos agora seleccionados demonstram aquilo que tem vindo a ser a afirmação do curso de Som e Imagem e dos seus estudantes no panorama do cinema universitário e de juventude”.

“De realçar também que os projectos (filmes e fotografias) foram realizados num contexto de dificuldades de execução/produção, face à pandemia de Covid-19, não deixando, no entanto, de se afirmarem pela sua qualidade e criatividade, o que muito nos orgulha", acrescenta a docente.

O Prémio Sophia Estudantes é promovido pela Academia Portuguesa de Cinema como forma de incentivar e premiar os futuros cineastas, mas também de estimular os institutos de ensino e o seu corpo docente a partilharem os resultados dos trabalhos desenvolvidos em contexto escolar.