Viver

Três moinhos de Porto de Mós abertos ao público no fim-de-semana

8 abr 2022 17:10

Iniciativa nacional pretende promover o “inestimável valor patrimonial” dos moinhos tradicionais

tres-moinhos-de-porto-de-mos-abertos-ao-publico-no-fim-de-semana
O projecto põe à disposição do público 307 moinhos e 26 núcleos moageiros em 17 distritos de Portugal Continental e Açores
Grutas de Mira de Aire

Três moinhos de Porto de Mós vão estar abertos ao público durante o fim-de-semana, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Moinho, assinalado ontem. 

O Moinho das Grutas de Mira de Aire, o Moinho das Pedreiras e o Moinho de São Miguel fazem parte da iniciativa nacional que pretende “fazer funcionar em simultâneo e abrir ao público para acesso livre tantos moinhos quantos for possível em todo o País”. 

Com 'Moinhos Abertos' , os organizadores esperam “chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais”, motivando e coordenando “vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos”.

O projecto, promovido desde 2007 pela Etnoideia, põe à disposição do público 307 moinhos e 26 núcleos moageiros em 17 distritos de Portugal Continental e Açores. 

Os organizadores esperam que o Dia Nacional do Moinho também sirva para “identificar problemas e oportunidades, germinar projectos e ideias, ou mesmo para levar a cabo pequenas beneficiações [...] com a participação de activistas e visitantes que o pretendam”, de modo a preservar os moinhos e a criar “dinâmicas em torno deles”. 

No concelho de Porto de Mós, o Moinho das Grutas de Mira de Aire, que esteve aberto ao público na quinta-feira, também estará aberto no sábado e domingo, das 9:30 às 18 horas. O Moinho das Pedreiras estará aberto das 9:30 às 12:30 de sábado e domingo, enquanto o Moinho de São Miguel estará aberto no sábado, das 14 às 17 horas.