Economia

Três milhões de euros de prejuízos no sector da resina

10 nov 2017 00:00

Ardeu um milhão de bicas em todo o País.

tres-milhoes-de-euros-de-prejuizos-no-sector-da-resina-7533
Raquel de Sousa Silva

Um milhão de bicas queimadas, ou seja, entre 20 e 25% do total resinado em Portugal, 2500 toneladas de resina perdida, pelo menos três milhões de euros em prejuízos e 200 postos de trabalho directamente ameaçados, em cerca de 50 empresas.

Estes são alguns dos números que ajudam a perceber os impactos dos incêndios no sector da resinagem, de acordo com a Associação de Destiladores e Exploradores de Resina (Resipinus), sediada em Leiria.

Leonel Bento, de Porto de Mós, resineiro há 30 anos, é um dos empresários afectados. Das 80 mil bicas que tinha, perdeu 50 mil nos incêndios. Se lhe juntarmos os materiais que também perdeu, os prejuízos ascendem a 130 mil euros. “Não há seguros e quem sofre sou eu”, lamenta.

“Vai ser complicado, tanto para mim como para o pessoal”, disse ao JORNAL DE LEIRIA. Tem sete empregados e admite que não sabe como será daqui para a frente. “O futuro depende do facto de o Governo vir a disponibilizar, ou não, mais pinhais para resinagem em vida [durante o crescimento do pinheiro]”.

Esta é, aliás, uma das pretensões saídas de uma recente reunião extraordinária da Assembleia Geral da Resipinus. Os resineiros querem que o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) disponibilize pinhais para o sector poder manter a resinagem, sob pena de empresas en

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ