Viver

Três dias para ver museus, exposições e monumentos como é raro ver

22 set 2022 09:15

Jornadas Europeias do Património com actividades em Leiria, Marinha Grande, Ansião, Batalha, Ourém, Alcobaça, Caldas da Rainha e Porto de Mós

tres-dias-para-ver-museus-exposicoes-e-monumentos-como-e-raro-ver

Visitas orientadas a exposições e museus, performances, uma sessão de pintura com luz (light painting) entre o m|i|mo e o Castelo, um passeio sobre a fauna e a flora do Castelo, oficinas de fantoches, de cerâmica e de teatro de sombras, encontros com investigadores no sítio arqueológico da Buraca da Moira e um concerto de música sefardita na Igreja da Misericórdia com o grupo Sephardica são destaques da programação, em Leiria, este fim-de-semana, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, que decorrem nos dias 23, 24 e 25 de Setembro e oferecem actividades, também, nos municípios da Marinha Grande, Ansião, Batalha, Ourém, Alcobaça, Caldas da Rainha e Porto de Mós.

Entre muitas outras propostas, na Marinha Grande estreia a peça de teatro Vidro e outros Rococós, pelo Teatro à Solta, e há um circuito longo através do património vidreiro, em Ourém tem lugar um passeio geológico e poético pelos mistérios do concelho, em Alcobaça o Museu do Vinho abre portas durante a noite, na Batalha estão anunciados itinerários guiados no Mosteiro e dança no MCCB e em Caldas da Rainha a rota da água liga a Mata Rainha D. Leonor ao Hospital Termal.

Mais informação sobre o programa pode ser consultada nos sites dos municípios e da Direcção-Geral do Património Cultural.

Em Leiria, as actividades, quase sempre com visitas guiadas, distribuem-se pelo Moinho do Papel, Banco das Artes Galeria, Castelo, Centro Cívico, Museu de Leiria, m|i|mo, Abrigo do Lagar Velho, Agromuseu Dona Julinha e Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia.

A destacar, no Banco das Artes Galeria, a apresentação da performance Vivências Perfomáticas.

Na Casa da Leiria Cidade Criativa da Música, realiza-se o quarto simpósio InMusic, com uma conversa sobre os museus e o património sustentável.

O Centro de Diálogo Intercultural de Leiria - Igreja da Misericórdia recebe o espectáculo Léguas de Línguas, por Sandie Mourão, Laura Perdomo, Inesa Markava e Yumiko Ishizuka, além do concerto Las llaves de la Judería, pelo conjunto Sephardica, 25 de Setembro, às 19 horas.

Ainda a destacar, em Leiria, no Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, O Ponto do Conto - histórias de coelhos, homens e outros bichos, por Luís Mourão, musicado pelo CaosArte, e no Museu de Leiria, O Rebelde do Lapedo, por Inesa Markava e Laura Perdomo (SAMP).

No Agromuseu Dona Julinha, decorrem as Conversas na Eira, Património: Salvaguardar de forma sustentável, com os convidados Acácio de Sousa (Historiador) e Luís Miguel Narciso (Arquivo Municipal de Leiria), e moderação de Adélio Amaro (Cepae).

Na Rua Tenente Valadim, a Casa Verde de Oliveira - Rocaille Leiria organiza exposições, performances e workshops.

Na Marinha Grande, a Casa da Cultura Teatro Stephens estreia então a peça Vidro e outros Rococós, apresentada pela companhia Teatro à Solta, e, a partir da coleção do Museu do Vidro e da sua envolvência natural e arquitectónica, Inesa Markava desenvolverá um espectáculo temático para o público familiar.

Há, ainda, visitas encenadas ao Museu do Vidro, o lançamento do livro A Fábrica de Garrafas da Martingança - Fábrica da Estrela, e uma visita ao património vidreiro, entre outras actividades.

Já na Batalha, o Mosteiro da Batalha tem programadas visitas relacionadas com as gárgulas, a água e com as obras em curso no monumento, enquanto Inesa Markava leva Imaginary Museum, uma visita dançada, ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.