Sociedade

Três dezenas de voluntários reabilitam casas de pessoas carenciadas em Óbidos

11 jul 2022 12:00

Até à data, foi possível reabilitar 23 habitações no concelho

tres-dezenas-de-voluntarios-reabilitam-casas-de-pessoas-carenciadas-em-obidos
Associação sem fins lucrativos junta voluntários em campos em todo o País e celebra a a intervenção na casa número 300
DR

Três dezenas de voluntários da "Just a Change" estão em Óbidos, para recuperar três habitações de pessoas carenciadas.

Os jovens, de origem nacional e internacional, até dia 17 de Julho, vão trabalhar num local na Freguesia das Gaeiras e em dois na de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa.

Com esta acção, esta associação sem fins lucrativos, que junta voluntários em campos em todo o País, celebra a a intervenção na casa número 300.

Segundo uma nota enviada pela autarquia, esta é a sexta vez que a organização ruma a Óbidos, após ter sido formada em 2016. 

Através de uma parceria formalizada com o município, em articulação com o programa Re-Habitar, até à data, foi possível reabilitar 23 habitações no concelho, "permitindo, desta forma, dignificar a vida de 23 agregados familiares, o que corresponde a quase 50 indivíduos residentes no concelho".

Ao todo, foram intervencionadas nove habitações na Freguesia da São Pedro, Santa Maria e Sobral da Lagoa, duas na Usseira, uma na Amoreira, quatro em A-dos-Negros, duas no Vau, quatro no Olho Marinho e uma nas Gaeiras.

"A parceria com o Município de Óbidos prevê a reabilitação de casas localizadas na área geográfica do concelho, sendo que a sinalização e avaliação das condições socio-económicas destes agregados familiares é da responsabilidade do Serviço de Coesão Social. Pretende-se ainda activar toda a comunidade envolvente, contando com a colaboração efectiva das Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social da área de residência e também dos próprios beneficiários", refere a nota do município.