Viver

Três anos e 21 mil espectadores depois, Teatro à Solta chega ao fim

31 dez 2023 16:31

Dissonâncias dentro do grupo e desvalorização da cultura ditam fim da companhia da Marinha Grande

tres-anos-e-21-mil-espectadores-depois-teatro-a-solta-chega-ao-fim
Teatro à Solta
DR

Três anos depois de ser constituída, a companhia profissional Teatro à Solta, da Marinha Grande, anuncia o fim do projecto, através da sua página de Facebook.

A companhia profissional de teatro tem-se dedicado, desde 2020, à criação de espectáculos para o público infanto-juvenil, com uma atenção especial ao teatro pedagógico.

"Foram três anos de um intenso trabalho na busca de uma louvável missão: a de valorizar a importância da educação artística nas escolas", nota a companhia.

No entanto, "com o passar do tempo, os integrantes da equipa têm vindo a levantar desejos estéticos e territoriais dissonantes. Tendo em conta que o grupo reside em concelhos distantes, chegou-se à conclusão que seria inviável levar adiante um projecto que tem como exigência o trabalho com o território. Enquanto parte da equipa tem demonstrado a importância de se alcançar novos espaços - principalmente no que concerne ao concelho onde vivem -, os demais desejam permanecer na potencialização do concelho que é a sua sede", justifica a companhia.

Além disso, salienta, "o árduo trabalho no sector não tem vindo a ser uma tarefa simples. A não valorização da cultura e os pequenos valores dedicados à área acabaram por afectar directamente o planeamento financeiro da companhia, inviabilizando a manutenção das suas contas recorrentes", prossegue o grupo.

Por estes motivos, anunciam o encerramento da sua digressão. 

"Foram três anos, oito espectáculos, três visitas encenadas e aproximadamente 21 mil espectadores", contabiliza a companhia, em jeito de balanço. 

"O Teatro à Solta foi um projecto que nasceu no meio de uma pandemia, que floresceu, alcançou grandes palcos e que agora se despede do seu público. Criado por cinco actores e uma produtora, cessará a sua actividade com o sentimento de muita gratidão e de dever cumprido", sublinha o grupo.

"Entendemos que outros projectos poderão surgir, mas ressaltamos que sempre terão um outro 'rosto'. A companhia Teatro à Solta foi construída por artistas que tinham o desejo de ver representados em cena as suas ideologias e gostos. Por isso, qualquer projecto que venha a existir não terá igual potência a tudo que fizemos juntos. Agradecemos a todos que nos acompanharam nesta trajectória e desejamos que o teatro nunca deixe de ter o poder que tem", remata o grupo.