Desporto

Treinador da Marinha Grande galardoado pelo Comité Olímpico de Portugal

17 nov 2023 15:30

Gabriel Mendes, seleccionador nacional de ciclismo de pista, foi distinguido com o Prémio Mérito Desportivo

treinador-da-marinha-grande-galardoado-pelo-comite-olimpico-de-portugal
Gabriel Mendes (à esq) está ligado à Federação Portuguesa de Ciclismo desde 2010. Ao seu lado, na fotografia, está o ciclista Iúri Leitão, também distinguido na gala
Federação Portuguesa de Ciclismo

O seleccionador nacional de ciclismo de pista, Gabriel Mendes, foi galardoado com o Prémio Mérito Desportivo, na Celebração Olímpica, gala do Comité Olímpico de Portugal (COP), realizada na noite desta quinta-feira, para destacar os melhores do desporto português em 2023. 

O marinhense está ligado à Federação Portuguesa de Ciclismo desde 2010 e é coordenador técnico nacional das selecções nacionais de ciclismo e do alto rendimento em todas as vertentes, desde 2014, cargo que acumula com o de seleccionador nacional de pista. Aqui contribuiu para inúmeros resultados internacionais de referência, tanto em campeonatos da Europa como do Mundo, tendo sido ainda um dos responsáveis pela inédita qualificação de Portugal para a prova de ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

“É um orgulho e uma enorme honra receber este prémio. São 13 anos a liderar a selecção de pista. Agradeço ao Dr. Artur Lopes, presidente da Federação de Ciclismo na altura, que proporcionou o projecto de pista, e ao actual presidente Delmino Pereira, pela confiança. Um agradecimento especial aos atletas, à minha família, e à minha esposa”, referiu Gabriel Mendes.

A Celebração Olímpica é um dos momentos altos da vida do COP, no qual são celebrados os melhores do desporto português em cada ano. Os Prémios do COP, Excelência Desportiva, Juventude, Mérito Desportivo, Prestígio, Investigação Científica, Educação Olímpica, e ainda o Troféu Olímpico e a Ordem Olímpica Nacional, destinam-se a distinguir quem mais se evidencia, com a novidade de em 2023 ter sido criada a categoria Campeões do Mundo.