Economia

Transportes reduzem custos para aguentar subida dos combustíveis

22 out 2021 08:45

Sector admite paralisação . “A situação é grave, é preciso agir rapidamente. O gasóleo pesa cerca de 40% dos custos das empresas"

transportes-reduzem-custos-para-aguentar-subida-dos-combustiveis
Transportes de mercadorias acusam embate da subida do gasóleo
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

Confrontadas com as constantes subidas dos preços dos combustíveis, as empresas de transportes de mercadorias vêem as suas margens cair e estão a cortar noutros custos para aguentar os impactos.

Dirigentes do sector falam em “empresas desesperadas” e admitem que é possível uma nova paralisação como a de 2019.

Para a Transportes Central Pombalense (TCP), em 2020 o combustível representava 25% na estrutura de custos, agora pesa 33%. Desde o início do ano, a empresa viu o combustível subir 29%.

Outros custos seguiram a tendência, levando a que o custo de produção do serviço de transporte subisse muito, “esmagando as margens, que já se encontravam reduzidas”, refere fonte da administração.

A TCP conta com a “compreensão e colaboração dos clientes para aceitar os possíveis ajustes nos preços dos serviços” e para minimizar os impactos da subida dos combustíveis tenta ao máximo cortar noutros custos directos e indirectos, sem colocar em causa o bom funcionamento da empresa.

“Em última instância, a redução da frota existente também poderá vir a ser outra medida equacionada”.

Na Transportes Machado e Brites, os combustíveis subiram 23% desde Janeiro. O peso do combustível representa cerca de 30% na estrutura de custos, superado apenas pelos custos com pessoal.

Como não existe nenhum sector de actividade que consiga internalizar este tipo de crescimento nos seus custos operacionais, temos procurado junto dos nossos clientes sensibilizá-los para a necessidade de actualizar os preços praticados, sob pena de colocarmos em risco a viabilidade da própria organização”, explica Armindo Brites.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ