Viver

Todos os concertos do Festival A Porta

7 jun 2018 00:00

Conan Osíris, Dead Combo, Filho da Mãe e Parkinsons mostram novos álbuns em Leiria.

todos-os-concertos-do-festival-a-porta-8751

Dead Combo. Actuam a 21 de Junho no Teatro José Lúcio da Silva e previsivelmente vão apresentar o novo álbum, Odeon Hotel, o sexto de originais e o primeiro desde A Bunch of Meninos, de 2014. O concerto está agendado para as 21:30 horas, com bilhetes a 12,50 euros e descontos aplicáveis, que já estão à venda. A guitarra portuguesa continua a ecoar em Deus me dê grana, o single inaugural, por cima da bateria frenética de Alexandre Frazão, mas Tó Trips e Pedro Gonçalves assinam um trabalho mais rock e menos português, que acompanha a própria evolução da cidade de Lisboa, a musa inspiradora da banda, por estes dias debaixo da influência da globalização, do turismo e da gentrificação. 

Conan Osíris. Quase todos os que ouvem Conan Osíris são impelidos a questionar de onde vem esta música sem fronteiras que é ao mesmo tempo estranha e compreensível, de onde vem este músico surpreendente a quem já chamam extraterrestre e rapaz do futuro e a quem já comparam com António Variações. Mas a pergunta mais difícil é sobre o destino de Tiago Miranda, 29 anos, a nova sensação do espectro sonoro em Portugal. Para onde vai? E quando voltaremos a ver em Leiria outro astro tão brilhante numa fase tão precoce da viagem? Conan Osíris actua dia 23 de Junho no Centro Cívico, pelas 18 horas, no contexto do festival A Porta para apresentar o álbum Adoro bolos.

The Parkinsons. Concerto marcado para 16 de Junho, às 24 horas, no Stereogun, com bilhetes desde 10 euros, já à venda. Victor Torpedo, Pedro Chau e o vocalista Afonso Pinto, que no início do século saíram de Coimbra para tomar Londres de assalto, regressam a Leiria acompanhados por novos membros, João Silva (Jorri) e Ricardo Brito, o mesmo espírito punk de antes quebrar do que torcer e um novo álbum de originais, The shape of nothing to come. 

Filho da Mãe. A guitarra acústica de Rui Carvalho vai ecoar na renovada Igreja da Misericórdia pelas 17:15 horas do dia 23 de Junho, num concerto com entrada livre. O novo álbum, Água-Má, editado no mês de Maio, gravado entre Lisboa e uma residência artística na Madeira, mantém o ambiente instrumental clássico tocado à punk rock, na definição do próprio músico, editado pela Lovers & Lollypops. 

Outros concertos. Dia 16 de Junho: Urso Bardo no Jardim da Vala Real (17 horas). 17 de Junho: Koyaanisqatsi no Jardim da Vala Real (17 horas). 18 e e 19 de Junho: Carollyne, 001, Coringas e Churky nos jantares temáticos em casas particulares. 20 de Junho: First Breath After Coma na Villa Portela (21:30 horas), com quinteto de sopros, Coro Juvenil de Alitém e Escola de Dança Clara Leão (entrada: 10 euros bilhetes já à venda). 22 de Junho: depois das 22 horas, Bonga e Nice Weather For Ducks no Jardim Luís de Camões; às duas da manhã, Debut no Stereogun. 23 de Junho: depois das 15 horas, Primeira Dama, Afta 3000, Filipa Figueiredo, Cosmic Mass, Marco Franco, Emperor X, Leonor Baltasar, Miami Flu, Ricardo Martins, Sofia Gonçalves, José Baltazar e Fugly na Rua Direita; depois das 22 horas, Blue Crime, Mohama Saz e Memória de Peixe no Jardim Luís de Camões; às duas da manhã, Jibóia no Stereogun. 24 de Junho: G Combo (16:30 horas) no Parque do Avião.