Saúde

Tocou numa Medusa Velella? Saiba o que fazer para minimizar as reacções

13 ago 2020 21:44

Espécies que dantes eram raras na costa portuguesa, tornaram-se muito frequentes

tocou-numa-medusa-velella-saiba-o-que-fazer-para-minimizar-as-reaccoes
Medusas são urticantes e provoca queimaduras químicas
Autoridade Marítima Nacional

A Autoridade Marítima Nacional emitiu um alerta a toda a população para os cuidados a ter e o que fazer em caso de contacto com Medusas Velella Velella, que têm surgido nos últimos dias em algumas praias da costa portuguesa.

Os organismos gelatinosos de pequenas dimensões vivem no mar, na coluna de água ou à superfície e apresentam tentáculos de pequena dimensão, que podem ser urticantes.

O contacto com uma Medusa Velella Velella deve ser evitado uma vez que pode provocar uma reação alérgica e, em casos mais graves, queimaduras ou outras reacções.

A Autoridade Marítima Nacional aconselha, em caso de avistamento ou contacto com estes organismos:

Quando o banhista avistar este tipo de organismos deve afastar-se, sair da água evitando o contacto directo, por forma a evitar reacções alérgicas, e alertar o nadador-salvador ou as autoridades.

Caso tenha tido contacto com os organismos e sentir uma picada, deve sair rapidamente da água e dirigir-se de imediato ao nadador-salvador.

Os sintomas associados à picada podem ser dor forte, irritação, vermelhidão, inchaço, comichão e, em algumas situações, sensação de queimadura (calor/ardor) no local.

Deverá ter ainda em conta os seguintes conselhos para prestação de primeiros socorros

- Não esfregar ou coçar a zona atingida para não espalhar o veneno;

- Não usar água doce, álcool ou amónia;

- Não colocar ligaduras;

- Lavar com cuidado com a própria água do mar;

- Retirar com cuidado os tentáculos (caso tenham ficado agarrados à pele) utilizando luvas, uma pinça de plástico e soro fisiológico ou água do mar;

- Se possível, aplique bicarbonato de sódio misturado em partes iguais com água do mar;

- Aplicar frio (água do mar gelada ou bolsas de gelo) no local atingido para aliviar a dor (o gelo não pode ser aplicado directamente na pele, deve ser enrolado num pano);

Caso apresente sintomas de queimadura na zona afectada deverá:

- Tomar um anti-histamínico;

- Aplicar uma camada fina de pomada própria para queimaduras;

- Dirigir-se a um posto médico.

Em algumas circunstâncias, especialmente nas pessoas mais sensíveis às picadas e venenos das medusas ou águas-vivas (conhecidas por alforrecas), poderão ocorrer reacções alérgicas graves, como falta de ar, palpitações, cãibras, náuseas, vómitos, febre, desmaios, convulsões, arritmias cardíacas e problemas respiratórios.

Nestes casos devem ser encaminhadas de imediato para o serviço de urgência.