Sociedade

Tiago Martins tem livro nomeado para ‘Óscares’ da gastronomia

15 jan 2023 08:00

Autor luso-descendente tem raízes na Barrenta, no concelho de Porto de Mós.

tiago-martins-tem-livro-nomeado-para-oscares-da-gastronomia
Tiago Martins foi nomeado com o livro L’histoire du Portugal dans mon assiette
DR

O livro de gastronomia L’histoire du Portugal dans mon assiette, da autoria de Tiago Martins, autor luso- -francês com origens na Barrenta, concelho de Porto de Mós, acaba de ser seleccionado para os Gourmand Awards 2023, considerados os ‘Óscares’ destes tipo de publicações, cujos resultados serão anunciados no final de Maio.

De acordo com informação avançada pelo autor e pela editora Sandra Canivet da Costa ao LusoJornal, na edição deste ano dos Gourmand Awards foram analisados mais de 100 mil livros, com o de Tiago Martins a ser nomeado para três categorias: Melhor livro de cozinha em língua francesa, Melhor livro de cozinha de cultura portuguesa e Melhor livro de cozinha da imigração e diáspora.

Engenheiro na área das energias fósseis, Tiago Martins, de 31 anos, nasceu em Paris, mas não só nunca esqueceu as suas origens, como se tem dedicado à promoção da história e cultura portuguesas, nomeadamente através da conta Portuguese Facts que criou no Instagram, que soma mais de 14 mil seguidores.

Este projecto esteve, aliás, na origem do livro L’Histoire du Portugal dans mon Assiette (A História de Portugal no meu Prato), que inclui mais de 60 receitas de sopas, petiscos, pratos de carne, peixe ou marisco, sobremesas e cocktails.

Cada receita reunida por Tiago Martins é da responsabilidade de um restaurante, produtor ou cozinheiro, de Portugal ou de geografias tão diferentes como Alemanha, Angola ou Macau, entre eles, chefs mediáticos como Hélio Loureiro e Hernâni Ermida. Em representação do distrito de Leiria participa um chef com raízes em Alvaiázere que actualmente trabalha em França.