Economia

Tiago Ataíde tem 21 anos, abriu um Meu Super e planeia mais quatro

21 dez 2023 17:03

Supermercados com uma filosofia de ‘tudo do dia-a-dia’

tiago-ataide-tem-21-anos-abriu-um-meu-super-e-planeia-mais-quatro
Planos de Tiago Ataíde passam por abrir mais supermercados em Leiria e em Alcobaça
Fotografia de Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

Desde o início da adolescência que Tiago Ataíde sempre teve um pé nos negócios.

Aos 15 anos, já fazia investimentos em bolsa e em criptomoeda.

“Vejo tudo como um investimento”, afirma.

Tem, hoje, 21 anos e, até recentemente, estava nos seus planos uma carreira na área da biotecnologia, porém, quando viu o tipo de salário que o esperava, decidiu apostar ainda mais nos negócios e deixar a escola.

Com a pandemia, a aposta foi nas mercearias.

Ontem, dia 20, abriu o primeiro de uma planeada série de supermercados da marca Meu Super, na Estrada da Estação, em Leiria, junto à unidade da Plastidom.

Criou cinco novos postos de trabalho, neste primeiro espaço. Na sua mente, há já uma estratégia delineada para os próximos passos, que passam por abrir mais quatro supermercados da marca detida pelo Continente, na Cruz da Areia, Telheiro e Carvide, no concelho de Leiria, e em Alcobaça.

“São supermercados com uma filosofia de ‘tudo do dia-a-dia’. Este, que agora abriu, está situado numa zona de grande passagem, tem estacionamento fácil e encontra-se numa área que não tem oferta comercial deste tipo de proximidade”, refere.

Em 150 metros quadrados, o Meu Super da Estrada da Estação, nas palavras do seu proprietário “junta o melhor de dois mundos”: os artigos de uma mercearia local e as marcas brancas do Continente.

“Do nosso lado, queremos fazer uma aposta no fornecimento de legumes e frutas de produção local”, avança.

Tiago e a mãe, que o acompanha neste investimento, contam já com outras mercearias, mas foi esta que escolheram para o primeiro teste ao conceito.

Foram a passagem pelo mundo académico e o congelamento da licenciatura e a pandemia da Covid-19 que desencadearam os primeiros passos empresariais do jovem.

“Os estudos não eram o que eu estava à espera e havia já uma negócio de família na restauração, gerido pela minha mãe”, recorda.

Ainda a pandemia ia a meio e já Tiago estava a apostar nas mercearias de proximidade. O salto no desconhecido correu de feição, pelo que, o caminho a seguir pareceu lógico ao empresário.

Iniciou contactos, fez contas, procurou locais, expôs as suas condições e ouviu as propostas e contrapropostas da Sonae, grande cadeia nacional de mercado de retalho.

Se tudo correr como planeado, os passos seguintes também já estão delineados.