Viver

Terra, de Nikolaus Geyrhalter, para ver no Hádoc

2 mai 2022 17:25

Ciclo de cinema documental com mais uma sessão no Teatro Miguel Franco, esta terça-feira

Terra, terça-feira, 3 de Maio, às 21:30 horas, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

Na terceira sessão de 2022, o festival de cinema documental Hádoc apresenta Terra, filme de Nikolaus Geyrhalter.

São milhares de milhões, as toneladas de terra movidas anualmente pelo Homem. Em pedreiras, minas, grandes obras de construção ou outras intervenções infraestruturais, o impacto do ser humano sobre o meio ambiente assume diversas formas, e a movimentação de terras não é a de menor importância.

A terra que usamos para arar, que perfuramos para obter recursos aquíferos e energéticos e que escavamos em busca de minerais que nos permitem viver em sociedade, da forma que actualmente vivemos, é a mesma terra donde retiramos os víveres que nos permitem subsistir, e, em última instância, é onde enterramos os nossos mortos.

São “apenas” 40 quilómetros de espessura, neste que é um dos órgãos mais sensíveis do nosso planeta, ao ponto de esquecermos o quanto lhe exigimos enquanto espécie.

Nikolaus Geyrhalter adopta uma postura observacional deixando que as imagens e os intervenientes humanos presentes nos locais abordados neste documentário sejam os veículos de uma urgente e preocupante mensagem ecológica.

Mais informação sobre o festival em hadoc.pt.