Sociedade
Telhas: saiba onde ir buscar e doar e os cuidados a ter na reparação de telhados
Perante centenas de pessoas que procuram arranjar os telhados, a GNR alerta para os perigos associados a esta actividade e, também, pede especial atenção na utilização de geradores, que libertam monóxido de carbono.
As previsões meteorológicas apontam para o agravamento do estado do tempo, com o distrito sob alerta amarelo até às 6 horas de 2 de Fevereiro, devido à precipitação, por vezes forte.
Urge, por isso, cobrir os telhados que sofreram danos provocados pela depressão Kristin, registando-se uma grande afluência às lojas e empresas de venda de materiais de construção.
Perante a necessidade, os Municípios estão também a reunir telhas e lonas de plástico para distribuir à população que mais necessita (consulte a lista abaixo para saber onde pode ir buscar material).
Em alternativa, pode contactar as Juntas de Freguesia para doar ou perceber onde estão a ser entregues estes materiais na sua zona de residência.
Também pelas redes sociais, surgem partilhas de populares que dispõem destes materiais e estão dispostos a doar, bem como de empresas que se mostram sensíveis à situação, que se multiplicam em grupos, stories e até caixas de comentários.
Com centenas de pessoas a proceder ao arranjo dos seus telhados e dos vizinhos, a GNR já emitiu um aviso sobre os perigos associados a esta actividade.
“Pedimos que estas intervenções sejam realizadas com todas as condições de segurança, recorrendo, se possível, a profissionais qualificados e a equipamento adequado. Trabalhos em altura comportam riscos elevados e podem ter consequências irreversíveis.”
Este alerta surge no seguimento das duas ocorrências registadas em trabalhos semelhantes, que provocaram duas vítimas mortais.
A GNR de Leiria pediu também especial atenção na utilização de geradores, que podem libertar monóxido de carbono, “um gás altamente tóxico, sem cheiro, cor ou sabor, que pode ser fatal”. Estes equipamentos devem ser ligados sempre fora de casa e o escape deve estar a, pelo menos, seis metros de distância de qualquer entrada de ar da habitação, refere esta força de segurança.
Os sinais de intoxicação são dores de cabeça, tonturas, náuseas, confusão ou sonolência súbita. Perante estes sintomas, deve sair imediatamente para o ar livre e ligar para o 112.
No dia 31, nove pessoas ficaram feridas em Leiria, intoxicadas com monóxido de carbono, situação que também se registou em Alcobaça, dia 1, ferindo igualmente nove pessoas. Há já uma morte a registar relacionada com uma intoxicação com origem num gerador, em Leiria.
Estes são os principais locais onde se pode dirigir para ir buscar telhas e lonas:
Leiria
No Estádio Dr. Magalhães Pessoa, estão a ser distribuídos materiais de construção, como telhas e lonas de plástico. Para ir buscar ou doar, basta dirigir-se ao local.
Marinha Grande
Estaleiro Municipal, com lonas, manga plástica e materiais de construção.
Batalha
Armazéns Municipais (junto ao cemitério), há entrega e recolha.
Pombal
Pavilhão das Actividades Económicas, das 10 às 18 horas, com lonas e plásticos, telhas e telhões, silicones, areia e cimento, luvas de construção.
Ansião
Estaleiro Municipal, com entregas e recolhas
Alvaiázere
Pavilhão Desportivo, das 9 às 19 horas, recebe donativos
Pedrógão Grande
Armazém Municipal (Zona Industrial)