Economia

Tekever fornece tecnologia à Ucrânia

29 mar 2024 15:30

Sistemas AR3 e AR5 têm sido usados "em missões vitais de reconhecimento e vigilância de longo alcance"

tekever-fornece-tecnologia-a-ucrania
Ricardo Mendes, CEO da Tekever
DR

Com instalações em Caldas da Rainha, a portuguesa Tekever está a fornecer tecnologia não tripulada, operada no terreno por várias forças ucranianas, adianta a empresa na sua página de Linkedin.

Essa colaboração tem vindo a acontecer desde a Primavera de 2022, tendo sido usados os seus sistemas AR3 e AR5 “em missões vitais de reconhecimento e vigilância de longo alcance”, especifica a Tekever.

“Desde o início desta colaboração, implementamos mais de 100 mudanças no campo, envolvendo as nossas equipas de pesquisa e desenvolvimento, produto e operações num amplo espectro tecnológico, incluindo materiais, estruturas, propulsão, comunicações, sensores, software e inteligência artificial”, prossegue a empresa.

“Fornecemos suporte incondicional ao cliente, 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo milhares de horas de assistência remota e garantindo dezenas de semanas de treinamento no local. Essa abordagem cooperativa, atenta e dialógica foi adoptada desde o primeiro dia. Esforços colaborativos entre equipas de pesquisa e desenvolvimento e utilizadores finais facilitam a identificação de desafios, o desenho e a implementação de inovações, e testes e implantação imediatos, oferecendo vantagens operacionais e tácticas no campo”, expõe a Tekever.

A empresa salienta ainda a utilização de IA para “aprimorar os recursos de orientação, navegação e controle, bem como a detecção, reconhecimento e identificação de alvos”, que “aumenta a eficácia dos sistemas não tripulados Tekever, especialmente para missões de longo alcance.