Sociedade

TEDx partilha ideias sobre como abraçar o desconhecido

22 jun 2022 11:53

Terceira edição do evento em Alcobaça acontece a 23 de Julho

tedx-partilha-ideias-sobre-como-abracar-o-desconhecido
É a terceira edição a ser realizada nesta cidade
Ricardo Graça/Arquivo

O cine-teatro da cidade recebe a 23 de Julho mais uma edição do TEDxAlcobaça.

O evento é composto pelas palestras que o caracterizam, mas também por workshops, dinâmicas de grupo e actuações.

Os oradores, de diversas áreas profissionais, são convidados a partilhar as suas ideias sobre como Abraçar o desconhecido (Embrace the Unknow, a versão em inglês), o tema desta edição.

“Os últimos dois anos colocaram as sociedades à prova, perante uma realidade desconhecida. Todos os dias, tomam-se decisões que incluem, quase sempre, caminhos desconhecidos. Os fluxos de informação gerados a cada instante, precisam de ser explorados e confirmados”, sublinha a equipa organizadora.

Por isso, a sua proposta é “provocar a reflexão em torno da importante capacidade de desenvolver as ferramentas certas para lidar com o desconhecido, ao mesmo tempo que se mantém a vontade imutável de absorver novos e diversos conhecimentos, que enriquecem a nossa existência”.

O evento arranca ao início da manhã de sábado com uma actividade em frente ao Mosteiro de Alcobaça.

Os participantes são, depois, desafiados a deslocarem-se até ao cine-teatro João D’Oliva Monteiro onde decorrerão as actividades principais.

A meio do dia, a pausa para o almoço é ainda acompanhada por arte, em diversas dimensões.

A TED é uma organização internacional sem fins lucrativos, que assenta a sua missão na divulgação de ideias que valem a pena ser partilhadas, através de pequenas apresentações.

Inspirada pelo movimento de origem norte-americana, o TEDxAlcobaça é organizado por um grupo de 14 elementos, em articulação com a Associação Juvenil de Apoio à Ação, a A4.

“O TEDxAlcobaça surge da urgência de unir a comunidade em torno da criação de conhecimento. No dia 23 de Julho, através da partilha de ideias, Alcobaça será o palco da busca pelo desconhecido, mas também da busca por novas ideias e por novas soluções”.