Desporto
Taça de Portugal: Caldas SC e SC Braga defrontam-se em Torres Vedras
A Federação Portuguesa de Futebol decidiu, ontem, que o Campo da Mata não tem condições para receber a partida, devido à precipitação dos últimos dias
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, ontem ao final do dia, que o jogo dos quartos-de final da Taça de Portugal, agendado para hoje, às 19 horas, será disputado no Estádio Manuel Marques, em Torres Vedras, uma vez que a chuva dos últimos dias “levou a uma deterioração do relvado do Campo da Mata”.
A entidade que rege o futebol português considerou que o terreno de jogo dos caldenses “tornou-se impraticável”. “Após uma vistoria técnica realizada pela FPF e pela empresa RED, responsável pela gestão do relvado, foi concluído que o terreno não reúne condições de segurança para a realização da partida”, explica a FPF, em comunicado de imprensa.
Esteve em cima da mesa a hipótese de adiar o confronto, no entanto, o calendário competitivo “densamente preenchido” não permite alterar a data.
O Caldas SC reagiu em comunicado de imprensa, referindo que a decisão foi comunicada ao emblema “com cerca de 24 horas de antecedência e contra a posição expressa e reiterada desta direcção”.
“Desde o primeiro momento, o Caldas Sport Clube defendeu de forma firme, inequívoca e sustentada a realização do jogo no Estádio Campo da Mata, por considerar — e comprovar — que o recinto reunia as condições regulamentares exigidas. Esta posição não foi apenas uma convicção do clube: foi formalizada por escrito, validada por todas as partes envolvidas e acompanhada de acções concretas”, adianta.
O emblema explica ainda que, na semana anterior ao jogo, “avançou com intervenções no relvado, realizadas por uma empresa externa associada a um clube da primeira liga, em articulação com a FPF, precisamente para garantir que o jogo se realizasse no nosso estádio”.
Ainda assim, o Caldas “foi surpreendido” pela decisão de alteração do campo de jogo e “cumprirá a decisão final da entidade organizadora”.
Também o SC Braga emitiu um comunicado, afirmando que diligenciou “esforços para dotar o referido espaço de condições que se coadunam com as necessidades de preparação” da equipa, nomeadamente com a “implementação provisória de uma estrutura externa que servisse de sala de aquecimento pré-jogo e que fosse também utilizada para tratamentos pré e pós-jogo”.
O Estádio Manuel Marques, casa do SCU Torreense, dispõe de 2.401 lugares, segundo a Liga Portugal, e fonte do Caldas adianta que, para o jogo, já foram vendidos cerca de quatro mil bilhetes. A informação transmitida ao emblema é de que serão utilizados lugares existentes, mas não homologados, para acomodar todos os adeptos.