Sociedade

Suspeito utilizava veículo da TVDE para circular entre concelhos e traficar droga

20 mai 2021 17:18

Operação "SOLUM" deteve 13 pessoas , a maioria com antecedentes criminais

suspeito-utilizava-veiculo-da-tvde-para-circular-entre-concelhos-e-traficar-droga
Foram apreendidos 1020 doses de cocaína, 200 doses de canábis e uma dose de haxixe, seis automóveis e outros objectos relacionados com o tráfico de droga
Elisabete Cruz

A maioria dos 13 detidos pela PSP de Leiria na operação “SOLUM” na sequência de uma investigação de um processo de tráfico de estupefacientes têm antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime

“Grande parte dos suspeitos já é conhecida e tem historial pela prática deste tipo de crimes [tráfico de droga]. A maioria tem laços familiares. Dos 13 detidos, 12 serão presentes esta sexta-feira à autoridade judiciária competente, para aplicação das medidas de cocação", revelou o comissário Antunes.

A operação foi desencadeada pela Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Leiria, no âmbito de um inquérito crime dirigido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Leiria e decorreu nos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós, Nazaré, Loures, Seixal e Vila Nova da Barquinha.

Foram apreendidos 1020 doses de cocaína (204 gramas), 200 doses de canábis e uma dose de haxixe, seis automóveis, alguns dos quais de gama alta, um motociclo, duas bicicletas, uma mini moto 4, 245 euros em dinheiro, três armas de fogo, 91 munições, duas armas brancas e diversos portáteis, telemóveis e outros objetos relacionados com o crime em investigação, refere a nota de imprensa.

Entre os seis veículos apreendidos, encontra-se um com referência de serviço TVDE. O comissário confirmou que “um dos suspeitos trabalhava como motorista da TVDE, embora isso também servisse como camuflagem” para a actividade criminosa.

“Ainda mais neste momento de pandemia, com restrições de circulação entre concelhos, essa actividade permitia maior facilidade de movimentação dos suspeitos”, explicou.

Um dos suspeitos foi detido por posse ilegal de arma, pelo que deverá ser julgado em processo à parte.

Numa nota de imprensa, a PSP de Leiria informou ainda que das 13 pessoas detidas, quatro foram em flagrante delito (uma mulher e três homens) e nove fora de flagrante delito (três mulheres e seis homens). Têm idades compreendidas entre os 30 e os 56 anos de idade e são suspeitos da prática de vários crimes, em especial o de tráfico de droga.

Foram ainda constituídas arguidas outras duas pessoas.

Segundo o comissário, a operação visou o cumprimento de 15 mandados de busca domiciliária e cerca de 40 mandados de busca não domiciliária e resulta de uma investigação iniciada há cerca de um ano.

O comissário Antunes esclareceu ainda que este grupo lidava “com uma quantidade e frequência com alguma dimensão ao nível do tráfico de estupefacientes, o que causava um grande sentimento de insegurança na região”.

“A rede criminosa investigada actuava maioritariamente na zona de Leiria, mas tinha algumas pessoas com ligações às zonas do Seixal, Loures e Praia do Ribatejo, que foram investigadas, revelou.

O comissário adiantou que a operação liderada pela Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Leiria desencadeou-se ontem durante a tarde, pelas 13:30 horas, “com a continuação de diligências pela madrugada”.

“Estiveram empenhados cerca de 80 polícias do Comando Distrital da PSP de Leiria, da esquadra de investigação criminal e da ordem pública. Contámos com o apoio da Unidade Especial de Polícia do Comando Metropolitano de Lisboa e com a Guarda Nacional Republicana”, informou.

A investigação ainda prossegue.