Sociedade

Suspeito de roubo detido e duas armas apreendidas em operação da PSP em Pombal

12 mar 2024 17:35

Jovem de 23 anos terá sido o autor de um assalto na via pública em Janeiro

suspeito-de-roubo-detido-e-duas-armas-apreendidas-em-operacao-da-psp-em-pombal

Um jovem de 23 anos, suspeito de um crime de roubo à mão armada, foi hoje detido, na sequência de uma Operação Especial de Prevenção Criminal liderada pela PSP de Pombal, com a colaboração da Polícia Judiciária, que apreendeu ainda duas armas de fogo.

O suspeito terá assaltado uma pessoa na via pública com recurso a arma de fogo, na cidade de Pombal, em Janeiro, explicou o comandante da Esquadra de Pombal, Norberto Ferreira, ao acrescentar que após a denúncia da vítima, o alegado crime passou para a alçada da Polícia Judiciária.

Segundo um comunicado do Comando Distrital de Leiria da PSP, nesta operação foi dado cumprimento a duas buscas domiciliárias e a um mandado de detenção executados pela PJ, tendo sido apreendidas uma espingarda de ar comprimido com silenciador e uma arma de alarme transformada (proibida).

No âmbito da Operação Especial de Prevenção Criminal (OEPC), os agentes da Esquadra de Trânsito da PSP fiscalizaram 153 veículos, tendo sido detectadas várias infracções no âmbito do Código da Estrada. Foram levantados diversos autos de notícia por contraordenações por “falta de seguro de responsabilidade civil, falta de inspeção periódica, estacionamento indevido, entre outras”.

A nota de imprensa informa ainda que foram removidos da via pública quatro veículos em estado de abandono, tendo sido sinalizadas mais viaturas nesse estado, “que serão documentados para prosseguimento do respectivo processo administrativo com vista à sua remoção”.

Os agentes do Núcleo de Armas e Explosivos de Leiria da PSP detectaram infracções durante a fiscalização a proprietários de armas de fogo.

“Através do Brigada de Protecção Ambiental de Leiria da PSP, procedeu-se à apreensão de oito aves (espécie protegida) e levantado o auto de notícia por contra-ordenação ao proprietário”, refere o comunicado.

O comissário Norberto Ferreira revelou ainda que a operação do comando de Leiria contou com o apoio de elementos do comando de Coimbra, assim como da equipa de prevenção e reação rápida de Lisboa.

No total estiveram envolvidos 46 agentes da PSP das diversas valências envolvidas na operação policial, a que acrescem os inspectores da Polícia Judiciária da Directoria do Centro.

“A realização desta OEPC teve como principal objectivo promover a segurança e tranquilidade públicas junto da população residente, incrementando um maior sentimento de segurança na comunidade”, salienta o comunicado.