Sociedade

Suspeitas de crimes ambientais motivam buscas também em Leiria

22 mar 2024 10:41

Leiria é uma das seis localidades do País onde estão a decorrer buscas em empresas e entidades públicas relativas a crimes de poluição no Rio Ferreira, em Paços de Ferreira.

suspeitas-de-crimes-ambientais-motivam-buscas-tambem-em-leiria
Buscas estão a ser desenvolvidas pela GNR e por elementos da Inspecção-Geral do Ambiente
Ricardo Graça

Leiria é uma das seis localidades do País onde estão a decorrer buscas em empresas e entidades públicas relativas a crimes de poluição no Rio Ferreira, em Paços de Ferreira.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) Regional do Porto dá conta da execução de 20 mandatos de busca domiciliária e não domiciliária a socedades comerciais das áreas territoriais das comarcas de Leiria, Porto Este, Porto, Braga, Coimbra, Guarda, e Lisboa. Neste processo está ainda envolvida uma autarquia local, que, segundo o Jornal de Notícias, é a Câmara de Paços de Ferreira.

Segundo aquela nota, em causa está uma investigação relacionada com “um eventual crime de poluição no Rio Ferreira”, que motivou à execução de mandatos de buscas, efectuada pela GNR, através das suas estruturas de Investigação Criminal (IC) e de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), e pela Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) funcional do magistrado do Ministério Público titular do inquérito.

As diligências, que incluem também a execução de decisões que determinaram pesquisas informáticas e apreensões, envolvem cerca de 100 militares da GNR e 19 inspetores da IGAMAOT, bem como o magistrado do Ministério Público titular do inquérito. 

Naquele comunicado, a PGR Regional do Porto informa ainda que a investigação iniciou-se há cerca de três anos e “as diligências em curso destinam-se a obter prova em locais físicos e sistemas informáticos referenciados nos autos como suspeitos de a conter”.