Sociedade

Surto de gripe A que já ultrapassa 60 casos. Saúde Pública de Leiria está a investigar

4 mar 2022 20:07

Até ao momento, foram atendidos nas urgências cerca de 230 jovens com sintomas moderados de febre, tosse e dores musculares.

surto-de-gripe-a-que-ja-ultrapassa-60-casos-saude-publica-de-leiria-esta-a-investigar
Jovens foram atendidos nas urgências geral e pediátrica
Ricardo Graça

Está em curso a investigação epidemiológica a um surto de gripe A que já atingiu mais de 60 jovens da região, que desde ontem têm acorrido às urgências do Hospital de Santo André, em Leiria,

Numa nota de imprensa, a ARSC informa que, na sequência da elevada afluência de jovens com idades entre os 14 e os 24 anos ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL), com sintomas moderados de febre, tosse e dores musculares, a Unidade de Saúde Pública (USP) do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral e o Departamento de Saúde Pública da ARSC avançaram com uma investigação epidemiológica.

Até ao momento, foram atendidos ns urgências do CHL mais de 230 jovens com os referidos sintomas, dos quais 63 foram diagnosticados com gripe A e 15 com covid-19,informam as autoridades de saúde.

“Estes resultados apontam para a existência de um surto de infeções virais, maioritariamente de gripe A”, acrescenta o comunicado da ARS, onde é sublinhado que os sintomas não têm sinais de gravidade. A “maioria” dos jovens já teve alta, “tendo alguns deles já retomado a atividade escolar”.

“Os sinais e sintomas apresentados, os resultados das análises efetuados no hospital e os resultados preliminares da investigação ambiental da responsabilidade da USP são concordantes e afastam o diagnóstico de infeção por ‘legionella’", esclarece aquele nota de imprensa.

Para além da investigação ambiental, a USP contactou os jovens e as famílias para aconselhamento e vigilância.

Simultaneamente foi promovido o contacto com os clínicos, “de modo a clarificar e atualizar a situação epidémica para uma intervenção mais adequada”.

A ARS aconselha que, perante a gripe, "devem observar-se as já conhecidas recomendações de prevenção de doenças transmissíveis, particularmente o uso de máscara quando indicado e as medidas de higienização".

A USP mantém-se atenta à situação em articulação com o CHL, lê-se ainda no comunicado.

O CHL também já tinha feito um esclarecimento esta tarde, dando nota que, após várias informações veiculadas nas redes sociais sobre um possível surto de ‘legionella’ em adolescentes e jovens adultos que participaram numa festa num estabelecimento de diversão noturna, mais de 200 jovens deslocaram-se ao hospital, na quinta-feira, com sintomas de febre, tosse e dores musculares.