Covid-19

Surto de Covid-19 no Serviço de Medicina Interna do hospital de Alcobaça

17 jan 2021 13:58

Centro Hospitalar de Leiria confirma 16 infectados, mas assegura que surto está controlado

surto-de-covid-19-no-servico-de-medicina-interna-do-hospital-de-alcobaca
CHL assegura que surto está controlado
Ricardo Graça

Em comunicado emitido hoje, dia 7 de Janeiro de 2021, o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) confirma a existência de um surto de Covid-19 no Serviço de Medicina Interna do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), em Alcobaça.

Segundo o CHL, os casos foram detectados na sexta-feira, dia 15 de Janeiro.

"Neste momento, temos 16 doentes infectados, que irão manter-se no HABLO, e 7 profissionais infectados - 3 enfermeiros, 3 assistentes operacionais e 1 técnico superior de diagnóstico e terapêutica -, que se encontram em isolamento no domicílio.

O surto está controlado e foram tomadas todas as medidas adequadas, que salvaguardam a saúde e segurança dos profissionais e doentes, e seguidos todos os protocolos estabelecidos, bem como está a ser efectuada a devida articulação com as entidades de Saúde Pública."

Segundo a fonte hospitalar, a origem do surto ainda não é conhecida e está a ser averiguada. O CHL adianta ainda que, tendo em conta o agravamento epidemiológico que se reflecte na afluência crescente à instituição, reitera o apelo para que os utentes com sintomas da área respiratória, antes de se dirigirem à urgência, contactem a Linha Saúde24 e se dirijam à ADR-C, que, em Leiria, funciona, temporariamente, no Pavilhão Gimnodesportivo dos Pousos até dia 27 de janeiro.

"É muito importante travar o contágio, pelo que é fundamental os cidadãos ficarem em casa sempre que for possível e, se não for, cumprirem escrupulosamente as regras de distanciamento social, uso de máscara e etiqueta respiratória", refere o comunicado.