Sociedade

Surfista brasileiro morre na praia do Norte na Nazaré

5 jan 2023 18:06

Homem de 47 anos foi rebocado para o areal, mas as manobras de reanimação revelaram-se insuficientes

surfista-brasileiro-morre-na-praia-do-norte-na-nazare
Queda durante prática do surf provocou morte a surfista de 47 anos
DR

Um surfista brasileiro, de 47 anos, morreu esta tarde na praia do Norte, depois de ter sofrido uma queda quando surfava as ondas da Nazaré.

A Polícia Marítima adianta, em comunicado, que foi dado o alerta para os Bombeiros Voluntários da Nazaré, pelas 16:20 horas, a informar para a queda de um surfista na praia do Norte.

Elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, dos  Bombeiros Voluntários da Nazaré e do INEM foram activados de imediato para o local.

O surfista foi resgatado para o areal pela mota de água de apoio à actividade, tendo os nadadores-salvadores verificado que a vítima se encontrava em paragem cardiorrespiratória, iniciando de imediato as manobras de reanimação até à chegada dos elementos dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e do INEM, que prosseguiram com as manobras.

Após várias tentativas, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local pelos elementos do INEM.

Foi contactado o Ministério Público e o corpo foi transportado pelos Bombeiros Voluntários da Nazaré para o Instituto de Medicina Legal de Leiria.

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi activado e o Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré tomou conta da ocorrência.

Em comunicado, o Município da Nazaré adianta que o surfista sofreu um acidente, enquanto surfava, que o deixou inanimado.

"Os surfistas que estavam na água, e tal como está definido no plano de segurança, procederam ao resgate do surfista para a praia onde, numa primeira instância, foi socorrido pela equipa de nadadores-salvadores, posteriormente reforçada pela equipa do CAR Surf da Nazaré, pelos Bombeiros da Nazaré e por uma viatura VMER", refere.