Sociedade

Surf impulsiona novos negócios na hotelaria e restauração de Peniche

13 dez 2016 00:00

Sustentados no aumento do afluxo de turistas, muito por 'culpa' da visibilidade que o surf trouxe a Peniche, continuam a nascer no concelho novos investimentos na área da hotelaria

surf-impulsiona-novos-negocios-na-hotelaria-e-restauracao-de-peniche-5574
Raquel de Sousa Silva

Depois de ter recebido uma etapa do circuito mundial de surf, em 2009, Peniche tem-se afirmado como 'capital da onda', reforçando a sua visibilidade no estrangeiro e atraindo todos os anos milhares de visitantes. Sustentados por este fenómeno, são vários os investimentos que nasceram no concelho desde essa altura. E que continuam a surgir.

Após um investimento de dez milhões de euros numa nova unidade de quatro estrelas à entrada de Peniche (inaugurada em meados do ano passado), já de olhos postos no mercado nacional e internacional do surf, golfe e negócios, o grupo MH apresentou nos últimos dias à câmara um projecto para novo investimento, desta vez na Praia da Consolação.

Segundo explicou ao JORNAL DE LEIRIA António José Correia, presidente da autarquia, o objectivo é remodelar o hotel Atlântico Golfe, aumentando a capacidade e dotando-o de um centro de congressos. O investimento previsto é de cinco milhões de euros.

Por estes dias, a câmara aprovou também um projecto dos responsáveis de um restaurante de referência de Peniche, que pretendem aumentar a capacidade do espaço e “melhorar a sua oferta”. O investimento ronda o meio milhão de euros.

Além destes dois novos projectos, o autarca lembra que muitos têm surgido no concelho nos últimos anos, sobretudo na área da hotelaria e do comércio de produtos relacionados com o mar. Mas não só. “Tem havido também mudanças na restauração, com o aparecimento de oferta nova e diversificada”.

Segundo António José Correia, “o traço comum de todos estes investimentos é o aumento da atractividade e da notoriedade de Peniche devido ao surf e a outros desportos de deslize”.

“Não há dúvida nenhuma que o campeonato do mundo criou um marco. Há um antes e um depois de 2009 em vários domínios”, diz o autarca, que fala no aumento da atractividade do território, que se traduz num maior fluxo turístico, não apenas quando há provas mas também noutras alturas. “Registou-se um esbatimento na sazonalidade. Temos hoje um fluxo muito interessante de turistas na época baixa, nomeadamente oriundos dos países nórdicos”.

 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.