Sociedade

Submarinos 'afundam' coligação entre CDS-PP e PSD à Câmara de Leiria

16 fev 2017 00:00

Cúpulas centristas rejeitaram apoiar candidatura de Fernando Costa à Câmara.

submarinos-afundam-coligacao-entre-cds-pp-e-psd-a-camara-de-leiria-5927
Maria Anabela Silva

Não vai haver coligação em Leiria entre o CDS-PP e o PSD. Apesar de, tanto na concelhia como na distrital dos centristas haver quem defendesse a apresentação de uma candidatura conjunta, os órgãos nacionais do partido não aceitam essa solução.

A versão oficial é que se trata de “questão de estratégia”, ou seja, sendo Leiria capital de distrito, ainda por cima pelo qual a líder do CDS-PP foi eleita deputada, o partido quer apresentar-se a votos com um candidato próprio.

No entanto, ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, a decisão das cúpulas centristas teve a ver com o nome escolhido pelo PSD para encabeçar a lista à Câmara, Fernando Costa. Segundo o próprio, as declarações que proferiu sobre o caso dos submarinos, que envolveu Paulo Portas, pesaram na decisão dos centristas.

A decisão do CDS-PP de concorrer com lista própria em Leiria foi transmitida às estruturas locais do partido numa reunião onde estiverem o coordenador autárquico nacional e dois elementos do secretariado nacional. A informação é confirmada por Manuel Isaac, presidente da distrital.

“Não teremos coligação em Leiria. É essa a decisão das estruturas nacionais. Agora, é continuar o trabalho nas freguesias e arranjar um candidato à Câmara que dê garantias de um bom resultado”, diz o dirigente centrista, que já tinha vindo a público assumir a abertura da distrital para apoiar uma coligação com o PSD liderada por Fernando Costa.

A concelhia do CDS-PP chegou mesmo a deliberar no sentido de haver coligação.

 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.