Viver

Stereossauro e Cabrita estreiam novo projecto Cachorro sem Dono

21 fev 2022 15:02

Ouça e veja o vídeo do single que se baseia nas personagens Roy Vides (Stereossauro) e Niniko Salvaca (Cabrita)

stereossauro-e-cabrita-estreiam-novo-projecto-cachorro-sem-dono
Dois detectives privados que vagueiam ao som da própria batida
Richard F. Coelho

A colaboração começou a ser desenvolvida à distância, durante os confinamentos impostos pela pandemia. E esta segunda-feira, 21 de Fevereiro, ficou disponível o single de estreia: Chika Pika.

Cachorro sem Dono é o novo projecto artístico de parceria entre o dj e produtor de Caldas da Rainha Tiago Norte (Stereossauro) e o músico João Cabrita (Cabrita).

O álbum, com selo da Omnichord, de Leiria, que também edita Cabrita, tem lançamento agendado para o próximo dia 1 de Abril.

“Cachorro Sem Dono baseia-se nas personagens fictícias que Stereossauro (Roy Vides) e Cabrita (Niniko Salvaca) criaram para si próprios e assenta na criação de uma narrativa, à volta dessas personagens, em que cada tema do álbum desvenda uma parte da história que, na sua essência, se trata de um mistério a desvendar”, lê-se no comunicado de imprensa. “Como se fosse uma série, cada música é um episódio com uma narrativa própria que faz parte de uma história que se revela na sua totalidade enquanto álbum”.

O disco de estreia será editado em formato digital, CD e vinil, acompanhado por concertos de apresentação a anunciar em breve.

Neste universo agora revelado, “Roy Vides e Niniko Salvaca são dois detectives privados com pouca sorte e um passado pouco claro. Dois cães sem dono que vagueiam pelas ruas da cidade ao som da sua própria batida”.

Os personagens criados por Stereossauro e Cabrita têm “fama de aceitarem casos bizarros qu
e quase nunca são investigados pela polícia” e “com métodos que raramente estão do lado certo da lei, eles são dois fura-vidas de coração mole que apenas procuram o próximo cheque para pagar a conta do bar”.

Actuam “sempre por instinto e improvisação”, mas “há sempre algo que não corre bem, seja um engano na localização do alvo, armas sem balas” ou “o carro que empana numa perseguição”, referem na nota de divulgação.

O single hoje disponibilizado também segue uma narrativa: “Ambos têm de resolver o mistério do desaparecimento da Chika Pika, a galinha premiada da Sra. Odete que desapareceu sem deixar rasto. Com um tempo de atenção reduzido, uma tendência para a melancolia e uma estranha fixação por pássaros, os dois companheiros deitam mãos à obra. Será desta que vão conseguir?”.