Saúde

Stephens, a nova Unidade de Saúde Familiar da Marinha Grande

30 mar 2022 10:30

Futura USF vai funcionar no Centro de Saúde, com seis médicos, cinco enfermeiros e cinco secretários clínicos

stephens-a-nova-unidade-de-saude-familiar-da-marinha-grande

O Município da Marinha Grande vai comemorar o Dia Mundial da Saúde, com a inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) Stephens, uma homenagem aos profissionais de saúde e um programa de actividades físicas e lúdicas, dedicadas ao tema Vida Saudável, que decorrem no dia 7 de Abril.

Em comunicado, a autarquia informa que a nova USF vai funcionar no Centro de Saúde da Marinha Grande, com seis médicos, cinco enfermeiros e cinco secretários clínicos.

A vereadora da saúde da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Laura Baridó, congratula-se com a abertura desta USF, salientando que “vai reforçar a oferta de serviços de saúde à população do concelho, com qualidade e maior cobertura dos utentes que não têm médico de família”.

“Pretendemos que a iniciativa Vida Saudável assinale o Dia Mundial da Saúde, através da prática de exercício físico e da partilha de experiências numa base transgeracional, reforçando a importância da família na estruturação psicossocial dos indivíduos. Crianças e seniores ganham seguramente com a partilha de actividades promotoras de relações saudáveis, contribuindo fortemente para combater o isolamento social, bem como potenciar a saúde mental de todos”, acrescenta a autarca.

O evento Vida Saudável vai decorrer no Parque da Cerca, com organização da câmara, em parceria com várias entidades da comunidade. Entre outras iniciativas, a ter lugar entre as 10 e as 12 horas, prevê a realização de uma aula de judo transgeracional, que envolverá crianças do 1.º ciclo e idosos das universidades seniores da Marinha Grande, uma aula de yoga e uma sessão de relaxamento.

Pelas 14:30 horas, no Centro de Saúde da Marinha Grande, decorrerá a assinatura do auto de transferência de competências da saúde para o município, com inauguração da USF Stephens e homenagem aos profissionais de saúde do Centro de Saúde da Marinha Grande.